Diariamente são disponibilizados na internet o resultado de diversas pesquisas que são feitas avaliando o setor de marketing no Brasil o no mundo. Elas nos mostram as novidades do mercado, tendências e outros tantos assuntos que são de extrema relevância para quem trabalha com o meio digital. E algumas conclusões nos deixam bastante satisfeitos.

Falo no plural pois expresso a satisfação de quem produz o conteúdo do Digaí, daqueles que diariamente procuram produzir um material de qualidade e que possa ser útil de alguma forma para nosso público.

Nos últimos dias a Datanyze publicou uma pesquisa com o levantamento dos países que mais utilizam a automação de marketing nos seus processos. E foi exatamente isso que nos deixou bastante feliz, pois você já deve ter lido diversas publicações sobre automação aqui no Blog, como esse post, uma entrevista exclusiva com Cristiane Gontijo, especialista em branding.

Segundo a análise da Datanyze, o Brasil está atrás apenas do Reino Unido, com 16.526 empresas aplicando a automação em seus negócios, além dos Estados Unidos, que lideram com 134.680 empreendimentos. Lembrando que quando falamos em automação, estamos no referindo a atração, conversão, vendas e relacionamento com o cliente.

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Automação de marketing: O que essa pesquisa revela

Uma pesquisa desse tipo nos mostra vários pontos. Primeiramente, se você observar os países que aparecem na lista, como Austrália (4º), Canadá (5º), Alemanha (6º), Japão (7º), Holanda (8º), Polônia (9º) e França (10º), verá que são nações de grande importância no contexto mundial. Dessa forma, percebemos que a automação de marketing é um processo bastante relevante para alavancar as vendas e melhorar os resultados obtidos pelas empresas.

Um fator determinante para o Brasil se estabelecer entre os que mais adotam essas práticas é o crescimento constante que o marketing digital apresentou nos últimos anos. Em 2016, por exemplo, o país obteve um crescimento de 26% no investimento em publicidade online. Em reais isso totalizou R$11,8 bilhões de reais, um valor de 1 bilhão a mais que o esperado.

Isso nos mostra que embora se façam projeções para o setor, na prática o que se obtém é muito mais do que o esperado. A expectativa é que em 2017 também ocorra um crescimento de 26%, e caso isso realmente aconteça, o meio digital será responsável por 1/3 de todo investimento publicitário no país.

Percebam que o ano que passou foi um período conturbado para a economia nacional e mesmo assim as empresas confiaram na internet para anunciar seus produtos. O que demonstra que o meio digital é bastante efetivo quando trabalhamos da maneira correta, com redução de custos e maior retorno financeiro.

Automação de marketing: O que esperar do marketing digital no Brasil

Crescimento. Essa é uma palavra que define o que podemos esperar do Marketing Digital no Brasil, pois diversas ferramentas e procedimentos começaram a ser aplicados de forma mais criteriosa, gerando bons resultados. As empresas que investem em propaganda perceberam a eficiência do mercado digital.

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E você, amigo, o que acha do futuro do Marketing Digital no Brasil? Você utiliza a automação para alavancar as suas vendas?

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