Não sei se você sabe ou não como funciona o trabalho de um afiliado profissional na internet.

Teoricamente é muito simples: basta se afiliar a um produto físico ou digital e começar a divulgar ele na internet. Se o usuário comprar este produto pelo seu link de afiliado, você vai receber uma comissão por venda realizada.  

No Brasil, o mercado de afiliados cresceu bastante nos últimos anos, com pelo menos cerca de 20 mil novos empreendedores digitais surgindo a cada mês segundo dados do Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliação (IBMAfiliados).

Destaque especial para o mercado de infoprodutos, que é um verdadeiro fenômeno de crescimento no Brasil. Contando com grandes lançamentos do marketing digital e uma gama incrível de produtos que surgem semanalmente, ele também possui plataformas incríveis que oferecem inúmeras possibilidades, como é o caso da Hotmart, a maior plataforma de infoprodutos do Brasil.

Dentro do mercado digital, existe também uma tendência que deve ganhar cada vez mais força: o mercado de CPA – que gera resultados astronômicos nos Estados Unidos e tem um potencial gigantesco para crescimento no Brasil nos próximos anos.

 

CPA Marketing
CPA Marketing: Tendência de crescimento para os próximos anos no Brasil (Imagem: Pixabay)

 

Neste artigo você vai aprender exatamente o que é e como funciona o CPA Marketing, com informações também de como começar o seu próprio projeto dentro desse mercado.

Bora lá:

 

O que é CPA Marketing?

CPA é uma sigla em inglês que significa Cost Per Action – portanto: o Custo por Ação.

Dentro do CPA Marketing, as empresas definem um valor para cada ação do usuário e pagam o afiliado por isso. Esta ação pode ser desde um simples cadastro de e-mail ou telefone até a venda de um produto.

Ou seja,  existem dezenas de objetivos de conversão que são definidos pelo anunciante, tais como: instalação de aplicativos, downloads, cadastros em geral, entre outros…  

 

Vantagens do CPA: 

Ofertas variadas e grandes comissões:

A principal vantagem do CPA Marketing é justamente ter mais possibilidades dentro de uma campanha por ações e não somente a venda em si de um produto.

As comissões variam e geralmente em uma campanha de geração de leads elas são menores, porém é possível encontrar comissões altas também para cadastros, como por exemplo para empresas de cartões de crédito ou de algum produto que precisa ganhar mercado.

 

Redes de CPA oferecem comissões variadas por geração de leads (Foto: Reprodução/MaxBounty).
Redes de CPA oferecem comissões variadas por geração de leads (Foto: Reprodução/MaxBounty).

 

Outra vantagem é a porcentagem alta de comissionamento para cada produto/serviço. Muitas ofertas são pagas em dólar e geralmente não há reembolso, diferentemente dos infoprodutos.

Não que seja fácil ganhar dinheiro nesta modalidade, porém com as estratégias certas é possível produzir campanhas de sucesso e ter bons resultados.

As plataformas que trabalham com ofertas de CPA também oferecem a possibilidade de saques com maior frequência, sem que você precise esperar 30 dias para retirar suas comissões.

 

Fontes alternativas e várias possibilidades para geração de tráfego:

Existe vida fora do Google e do Facebook. Quem entra no mercado de CPA percebe isso logo de cara.

Mesmo assim as duas gigantes de geração de tráfego são usadas por vários afiliados com muito sucesso. Tudo depende da estratégia que será utilizada, e dentro desta área existem diversos outros canais de marketing que você pode utilizar com muita eficiência, sem nem mesmo precisar ter blog ou site.

Fontes variadas de tráfego podem ser utilizadas para impulsionar os negócios dentro do CPA Marketing
Fontes variadas de tráfego podem ser utilizadas para impulsionar os negócios dentro do CPA Marketing (Foto: Pixabay).

Exemplo disso são os produtos da categoria “adulto”, que podem ser divulgados com sucesso em sites adultos. Para isso, existem plataformas de geração de tráfego em que é possível criar anúncios e direcionar o público para uma página advertorial ou para a oferta.

Se quiser conferir: a Ero Advertising e a Exoclick são duas plataformas que oferecem este tipo de serviço e contam com dezenas de sites brasileiros em sua grade de publicadores.

Destaque também para o chamado ‘Tráfego Pop’, bastante utilizado em ofertas de CPA para mobile – jogos, instalação de aplicativos, atualização de browsers, entre outros. Exemplo: a Pop Ads é uma das plataformas que oferecem este tipo de serviço para sites brasileiros.  

 

Como Funciona na Prática:

O primeiro passo para ingressar no mercado é se cadastrar em uma rede de CPA. Essa rede é a responsável por fazer a “ponte” entre as empresas e afiliados, servindo de plataforma para que os fabricantes cadastrem as ofertas e disponibilizem aos anunciantes.

No Brasil, a Monetizze e a C2 CPA possuem diversas ofertas em vários nichos, especialmente de Saúde, Beleza e Fitness. Também a Web Afiliados, que é uma rede voltada para a área de Saúde e Bem Estar.

Além disso você pode ingressar em alguma rede internacional que ofereça ofertas para o Brasil, como é o caso da MaxBounty.

Não basta só se cadastrar, é preciso também responder alguns questionários para ser aceito pelas redes de CPA. Algumas delas inclusive fazem entrevistas com os candidatos antes da aprovação (se a rede for internacional, a entrevista poderá ser feita em inglês).

A principal dica aqui é ser 100% honesto nas suas respostas, mesmo se você for um completo iniciante na área de CPA. Fale sobre sua experiência com marketing digital até aqui e explique que está iniciando agora na área, que suas chances serão ainda maiores.

O anunciante faz a oferta e define as regras para cada campanha de CPA: custos, tipos de conversão e regras para divulgação. O Afiliado faz todo o marketing, divulgação e as vendas dessa ofertas.

 

Bora começar?

E aí, o que achou deste artigo? Bora começar um novo projeto neste mercado gigantesco do CPA Marketing?

Digaí pra gente nos comentários,

 

Grande abraço e até a próxima!

Posts Relacionados