O tempo para descansar durante a jornada de trabalho não pode ser visto como “preguiça” ou “lazer fora de hora”, “desculpa para não trabalhar”, “fugidinha”,  e outros sinônimos de ausência de competência. Na verdade, é o contrário disso. É o que podemos chamar hoje de “solução propícia para tarefas complicadas”.

Na época dos primeiros celulares – lembra do “3310”? – minha tia costumava falar que o celular tinha seu momento “quatro pinos” e depois ele tinha que dormir um pouco. “Se largar ele na tomada carregando, mesmo depois de carregar, não vai adiantar nada, vai gastar energia, vai viciar esse negócio e ainda corre o risco de explodir a casa”.

E é a mais pura verdade.

Esforçar demais e esquecer que precisa descansar, até mesmo para ter um bom resultado posteriormente, não vai ser nada produtivo, vai gastar sua paciência, esforço, boa vontade, e por fim, ter consequências, físicas e psicológicas.

Vamos colocar um exemplo prático aqui.

Geralmente, na área de criação, podemos cuidar de um ou mais clientes, que demandam ações criativas diferentes, com suas propostas e objetivos. Supomos que durante um dia, ele precise planejar e mostrar as artes previstas para serem publicadas durante a semana. Isso apenas de um cliente. Vamos supor que ele cuide de três clientes. E todos peçam o planejamento e produção da semana para aprovação. Claro que requer organização, mas consegue imaginar o trabalho de um design em realizar diferentes trabalhos, passando de uma estética para outra, com detalhes singulares para cada um e entregar um bom trabalho?

Tantos serviços de comunicação como assessoria, fotografia, jornal, design ou mesmo em qualquer área, DESCANSO É IMPORTANTE. Independente se for cargo fixo ou freela.

Esfriar o cérebro

Entregar um release, arte gráfica, um planejamento, ou mesmo acompanhar uma reunião com a cabeça cheia, e acumulação com cansaço não ajuda em nada, pois seu desempenho, criatividade e raciocínio não estarão 100%, e nem sua paciência. Ainda mais se estiver trabalhando com horário extra. Tira um tempo para respirar, esvaziar a cabeça do stress, do processo criativo que você teve, das chateações do momento para assim, entrar em outra demanda e dar o seu melhor. Fazer as atividades uma atrás da outra, sem uns minutos para descansar não ajuda em nada.

Untitled-10

Não fazer trabalhos ruins

O contrário do que falamos anteriormente. Você está trabalhando com algo relacionado a alimentos e, como uma máquina, já parte para o processo criativo de uma empresa relacionada a pintura. Você passou um bom tempo trabalhando e se estressando com alterações, demandas extras, refazer o seu trabalho, começar algo do zero e já parte para outro trabalho, com outras alterações, demandas extras, etc, etc, etc. As chances de você entregar algo sem revisão, com erros, falhas de visualização e ter a certeza de que poderia entregar algo visualmente mais bonito e mais funcional são grandes. E isso vale para todas as áreas.

Sua saúde

Não apenas pode afetar seu desempenho no trabalho, como no seu corpo também. Stress pode matar. É sério. Pense em você primeiro, para não ter danos como problemas com a coluna, crises de ansiedade, de raiva, de tristeza, dores de cabeça e outros males. Segundo um artigo publicado pelo médico cardiologista João Joaquim de Oliveira, no Diário da Manhã, males como cefaleia, amnésia, insônia, taquicardia, crises hipertensivas, gastrites, úlceras digestivas, depressão, dores musculares, infarto do miocárdio e morte súbita podem estar relacionadas a problemas de stress. 

Ter tempo pra si

Essa parte eu tenho que rir um pouco. E é sobre mim mesmo. Principalmente profissionais workaholics tendem a esquecer essa parte tão importante. Você se diverte? Sai com seus amigos com frequência? Já assistiu aquele filme que você tanto queria ver? Viajou? Leu aquele livro que você comprou há dias? Meses? Um ano já?

Esse é o tópico mais importante. Tão equivalente quanto satisfação pessoal e ser feliz fazendo coisas que te deixem alegre, é aprender. Conhecer lugares, pessoas, costumes e ter experiências novas que aumentem sua auto-estima, são atividades que podem ser aproveitadas como inspiração para o seu trabalho, e de uma forma positiva, que está te fazendo feliz, e ter essa sinergia com sua rotina trabalhista, pode te ajudar com o seu desempenho.

Untitled-2

E se você ainda não tem esse momento de relaxar, ouvir música, ver um episódio de série, ou um filme, ou um vídeo do youtube, cozinhar, o que for, e trabalha direto sem se dar um momento de folga, é melhor repensar o que está fazendo com a sua vida. Descansar também é produtividade. 

E como você descansa? Tem dicas para nós. Deixe aqui embaixo nos comentários como você tira um tempinho para suas tardes e nos apresente outros modos de espantar o stress!

 

Posts Relacionados