O Marketing de Influência, também chamado de Marketing de Influenciadores, é uma ferramenta poderosa, que pode ser utilizada para aumentar as vendas de um produto.

Os influenciadores (social influencers) podem fazer com que o volume de conversões de vendas do seu produto ou serviço seja de 3 até 10 vezes maior, além da possibilidade de aumentar a sua autoridade SEO a partir de link building.

Estamos falando aqui dos ‘top players’ do seu nicho de mercado, ou seja, aqueles profissionais têm maior influência sobre o público-alvo, porque possuem um nome forte dentro do mercado e, consequentemente, milhares de seguidores com os quais mantêm uma relação importante de confiança.

Por exemplo: O Felipe Pereira é o fundador deste site aqui que você está agora, o Digaí. Ele é dono de uma vasta carreira acadêmica, dá palestra nos principais eventos de marketing digital do Brasil e possui uma grande base de seguidores, tanto pelas mídias sociais, como também em suas listas de e-mail.

Felipe Pereira é hoje um dos grandes influenciadores do marketing digital.
Felipe Pereira é um dos grandes influenciadores do marketing digital. Imagem: felipepereira.net

Ou seja, o Felipe tem autoridade quando o assunto é marketing digital e pode ser considerado um influenciador dentro dessa área. Então, se você é um produtor digital, ou mesmo afiliado que pretende promover algum canal e conseguir com que ele promova você, sem dúvidas sua marca terá um alcance maior e os resultados serão potencializados.

O Poder do “Boca a Boca”:

Estudos já comprovaram que mais de 80% dos consumidores confiam mais na propaganda boca a boca do que em outro tipo de publicidade, até mesmo se eles não conhecem o interlocutor pessoalmente. Isso evidencia o poder do marketing de influência também no mercado online.

Se você está começando neste mercado e ainda não tem uma presença online significativa, atingir o seu público-alvo de forma rápida e orgânica não é uma tarefa tão fácil. É por isso que contar com a pessoa certa neste momento pode fazer com que os seus resultados cresçam de uma forma muito mais rápida.

É por esse motivo que produtores de conteúdos pedem para que tops players de seus nichos de mercado promovam os seus produtos.

Vejam o exemplo abaixo do Henrique Carvalho, do Viver de Blog, promovendo o produtor Gustavo Succi:

Estamos em uma era em que o marketing de influência tem um grande papel, não só dentro do mercado digital de afiliados, mas também junto às grandes marcas que querem atingir um público específico que as tradicionais mídias já não atingem com a mesma eficiência.

Por isso é comum hoje ver, por exemplo, influenciadores digitais promovendo essas marcas em seus canais.

Veja no exemplo o youtuber Whindersson Nunes:

https://www.youtube.com/watch?v=2M9PDDQQMp4

Ok… Mas voltando ao mercado de afiliados, a pergunta que você deve estar se fazendo é: como conseguir isso? Como usar o marketing de influência e fazer com que os top players divulguem o seu produto?

Listamos os 3 passos primordiais, especialmente se você é iniciante no mercado, para conseguir com que grandes nomes da sua área te enxerguem com um potencial de promoção. Se liga aí:

1 – Abordagem Criativa

Pare agora um pouquinho pra pensar em quantas mensagens, e-mails, telefonemas, etc, etc… os top players do mercado recebem diariamente com pedidos do tipo:

“Cara, tem como você promover o meu produto?”.

Obviamente não é a melhor maneira de se iniciar o contato com um nome importante do mercado. Não importa o quão bom é o seu produto, grandes são as chances de que você será ignorado.

Então, a primeira regra é não utilizar mensagens automáticas, jogando um monte de informações sobre você somente na espera de que isso vá convencer. Esse contato precisa ser personalizado.

Seja criativo para aparecer no radar de um influenciador. Fonte: Pixabay
Seja criativo para aparecer no radar de um influenciador. Fonte: Pixabay

Primeiro de tudo: pesquise bastante a respeito dos bons influenciadores dentro da sua área de atuação, dos quais você pode se aproximar, e comece a entrar no radar deles. 

Para que isso ocorra, veja de que maneira é possível contribuir com as discussões nas redes a partir dos conteúdos compartilhados por este player, oferecendo algo que realmente possa gerar valor, ao invés de ser só mais um comentando ou enviando e-mail.

Portanto, para conseguir usar o marketing de influência sendo promovido por um influenciador, pense com criatividade e tente provocar um impacto positivo logo de início.

2 – Presença Física

Mesmo trabalhando como produtor digital ou afiliado com uma presença 100% online, não desconsidere os eventos presenciais que são realizados e geralmente reúnem os grandes nomes da sua área de atuação.

No marketing digital, por exemplo, dezenas de eventos como workshops, palestras, grupos de mastermind, entre outros, são realizados durante o ano. Fique atento e considere também participar desses eventos, que são ótimas opções para se aproximar dos top players.

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Eventos presenciais são uma ótima opção para iniciar bons contatos. Imagem: Pixabay.

Quando falamos de marketing de influência é importante considerar que os eventos físicos são extremamente importantes para fazer network, conhecer profissionais que atuam no seu nicho de mercado e ampliar as suas conexões.

Nesses momentos você cria possibilidades, inclusive, de conhecer pessoas que podem fazer a ‘ponte’ entre você e o profissional de seu interesse.

3 – Marketing de Influência e Reciprocidade

Não foque suas energias somente no que o top player pode oferecer a você, mas também no que você pode oferecer a ele.

Digo isso não somente para que se crie uma estratégia do ‘dar para depois receber’ (pensando só em comissão de produto, por exemplo), mas que você possa entrar no radar dos nomes fortes do mercado pelo seu poder de causar um impacto positivo no mundo deles, criando conteúdos de grande impacto e pensando também no longo prazo.

Marketing de influência: sempre leve em conta a reciprocidade. Imagem: Pixabay
Marketing de influência: sempre leve em conta a reciprocidade. Imagem: Pixabay

Obviamente um influenciador não vai querer manchar o próprio nome promovendo alguém que ele não tenha certeza de que é realmente bom naquilo que faz. É por isso que quando uma pessoa consegue gerar valor, as coisas ficam muito mais interessantes.

Uma das maneiras de se fazer isso, por exemplo, é quando você tem um produto digital e oferece o acesso gratuito a esse produto para que o influenciador possa avaliar e ver que se trata de algo realmente bom.

E caso consiga ensinar algo novo a ele – ponto pra você! Não há dúvidas de que a relação será ainda mais produtiva.

 

Dica Bônus – Erico Rocha

Erico Rocha é hoje um dos grandes nomes do empreendedorismo digital e tem uma grande rede de influenciadores que promovem o seu produto.

Neste vídeo, ele falou especificamente sobre a reciprocidade, em uma abordagem interessante… Se liga aí:

 

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Ah, e se tiver algum produto que está precisando promover, digaí pra gente nos comentários… 🙂

Um grande abraço e até a próxima!

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