Sabemos que você provavelmente não aguenta mais ver notícias, postagens, memes e outras publicações sobre a febre chamada Pokémon Go. O aplicativo, que já é um dos mais baixados do mundo, também pode ensinar muito sobre marketing digital, que saber como? Pegue suas Pokébolas, a bateria extra do celular, chame um amigo e vamos juntos para esta jornada.

Pokémon GO: como atrair clientes para o seu negócio utilizando o jogo
imagem: rediff

O que é o Pokémon Go e por que é tão famoso?

O aplicativo da Niantic Labs em parceria com a Nintendo traz a popular franquia até a realidade aumentada através da câmera do celular e do GPS. Com o Pokémon Go você transforma o ambiente em que está em um lugar habitado pelas famosas criaturas. Os usuários, que se tornam treinadores, podem procurar, capturar e tornarem-se Mestres Pokémon utilizando apenas o celular. Sim, o sonho de infância de muita gente (inclusive o meu) está se tornando realidade.

Em apenas dois dias após o lançamento oficial, Pokémon GO já tinha sido instalado em 5% de todos os dispositivos Android nos EUA, logo depois, ele ultrapassou o Tinder no número de downloads. O aplicativo já ultrapassou mais de 75 milhões de downloads no mundo todo.

Um Zoológico encontrou um modo bem divertido de promover a sua marca utilizando o Pokémon GO
Um Zoológico encontrou um modo bem divertido de promover a sua marca utilizando o Pokémon GO | reddit

Pode parecer infantilidade ou talvez irrelevante para seus negócios no primeiro momento, mas saiba que o jogo é baseado na geolocalização e há diversas maneiras de utilizar isto para atrair jogadores até o lugar da sua empresa e, com grandes chances, torná-los clientes.

Marketing de Localização com Pokémon GO

Talvez o seu negócio já esteja no mapa como um PokéStop e você já possa aproveitar uma oportunidade bem bacana. PokéStops são locais onde os treinadores podem encontrar os itens do jogo (pokébolas, ovos e outros itens como poções). Eles também podem comprar estes itens, mas garanto que muitos vão preferir encontrar de graça, e o seu negócio pode estar envolvido.

Uma padaria dos EUA utilizou o Pokémon GO para atrair clientes
Uma padaria dos EUA utilizou o Pokémon GO para atrair clientes | imgur

Dica: que tal oferecer carregadores e tomadas para os seus clientes? A bateria dos smartphones costuma acabar muito rápido devido ao constante uso de aplicativos.

Empresa oferece brindes para usuários que jogam Pokémon GO
Empresa oferece brindes para usuários que jogam Pokémon GO | imgur

Lures: compre uma e ganhe muitos clientes

No aplicativo existe um item pago chamado Lure. Este item serve para atrair vários Pokémon para as PokéStops por 30 minutos (sem isso, não é tão fácil cruzar com um por aí). Você pode usá-lo e tirar muito proveito para o seu negócio, basta ativar o item em dias de movimento. Resultado: surgem os monstrinhos e vários treinadores desesperados para capturá-los.

Use o item Lure Module para "gerar" Pokémon ao redor da sua empresa
Use o item Lure Module para “gerar” Pokémon ao redor da sua empresa | reddit

Dicas de Marketing para seu Negócio com Pokémon GO

  • Conteúdos legais para mídias sociais e blogs: aproveite a onda de comentários e postagens sobre o assunto para criar conteúdo para o seu negócio. Faça postagens com referências ao aplicativo, memes com os monstrinhos, posts interativos e campanhas que tenham relevância com a sua marca. Só cuide com os direitos autorais: não utilize logotipos, imagens dos Pokémon ou qualquer outra coisa que caracterize plágio. Seja criativo!
Este restaurante oferece descontos para treinadores e brindes para quem capturar alguns Pokémon dentro do estabelecimento
Este restaurante oferece descontos para treinadores e brindes para quem capturar alguns Pokémon dentro do estabelecimento | imgur
  • Mudanças no cardápio, produtos e serviços: use as referências do jogo para criar pratos novos para seu restaurante, dê nome aos drinks do seu bar ou incentive seus clientes a jogar (libere o wi-fi, ofereça descontos para treinadores, tire prints dos Pokémon que surgirem na sua empresa, etc.)
Qual é o seu time? Algumas empresas oferecem desconto para usuários de times específicos dentro do jogo
Qual é o seu time? Algumas empresas oferecem desconto para usuários de times específicos dentro do jogo | imgur
  • Além de liberar os módulos de Lure para os treinadores, crie eventos para reunir clientes que jogam e mostre para seu público que o seu negócio tem relação com o que eles gostam.
  • Use placas, adesivos, banners ou qualquer outra forma de publicidade que mostre que o seu negócio é uma PokéStop ou oferece algum tipo de desconto para os jogadores.
Este supermercado inovou no merchandising
Este supermercado inovou no merchandising | imgur

O importante, além de aproveitar esta tendência de maneira criativa e inovadora, é encontrar maneiras de promover o seu negócio sem forçar a barra. Os usuários estão lá para se divertir, não por causa da sua empresa, por isso esteja preparado para atuar como um facilitador dos treinadores. Você está preparado para esta jornada?

O que está por vir para as empresas?

Devido à incrível adesão e interesse dos usuários no Pokémon GO e das próprias empresas que aproveitam esta nova oportunidade de marketing, não vai demorar muito até que o aplicativo disponibilize uma plataforma de anúncios patrocinados (assim como o Waze e outros aplicativos baseados na geolocalização).

Enquanto isso, se você quer utilizar todo o potencial de Pokémon GO para atrair e conquistar novos clientes para o seu negócio, baixe o jogo, compre algumas Pokécoins, Incensos e Lures e divirta-se criando postagens e conteúdos relevantes para seus clientes. Lembre-se que o marketing é muito mais sobre criar e estabelecer relacionamento, aproveite todas as funcionalidades do aplicativo para elevar seu negócio a outro patamar.

Inclusive, vou deixar aqui um vídeo do Felipe Pereira que explica de uma maneira bem legal quais são as perspectivas de mercado para esse aplicativo. Vale a pena conferir!

 

Tem também esse aqui mostrando a experiências de alguns usuários e como eles encaram as aplicações do jogo:

Digaí, você já viu algum negócio utilizar o Pokémon GO para promover sua marca? O que você acha desta novidade que está fazendo sucesso no mundo todo? Comente!

Porque, assim como os Pokémon, o lema para os clientes continua igual: temos que pegar!

Posts Relacionados