Tanto como games, auxiliar de esportes, financeiro e de saúde ou mesmo como transmissão de conteúdo, os aplicativos distribuídos em gadgets acabam sendo “ajudadores” na rotina de cada um, como organizador do seu tempo, de tarefas ou mesmo para lazer. Mas o que acaba sendo um ajudinha, pode se transformar em algo maior, transformando-se em utilitário público ou comercial, mostrando horários de funcionamento de ponto de venda físico, horário de ônibus ou simplesmente se a loja que você gosta está ainda aberta ou se fechou completamente.

E, foi baseada nessas características, que a empresa Lab Cinco desenvolveu o aplicativo “Bigou”, guia comercial e utilidade pública para cidades como Ubá e região. Disponível para iOS e Android, ele ajuda a encontrar todos estabelecimentos e serviços, visualizar endereços e traçar rota para os contatos cadastrados, além de verificar o dia e horário de funcionamento dos pontos de venda e entrar em contato com os estabelecimentos, tudo organizado por municípios e segmentos. Os usuários ainda podem avaliar a melhor opção para consumir ou comprar. O intuito é manter o cidadão atualizado do varejo local e suas mudanças, facilitando o seu dia, bem como informações dos serviços públicos da cidade.

Criado há pouco mais de um ano, o app fundado pelos desenvolvedores Marlon Santiago, Leandro Sant’Ana, Ulysses Ozório, Deivison Cheloni e Rafael Padovani possui 250 parceiros pagantes entre empresas e autônomos, 15.000 downloads, 16.000 acessos mensais e 400 usuários diários. Os dados continuam aumentando, visto que o app tem a média de mil downloads mensais.

Início

A ideia da criação do Bigou começou quando um dos sócios da Lab Cinco viu a necessidade de uma lista de contatos comerciais locais de fácil acessibilidade e disponível para as plataformas digitais, visto que apenas existe no formato impresso, nos catálogos telefônicos. Somando a vontade de aprender a desenvolver apps, ele sugeriu fazer um guia comercial da cidade de Rio Pomba para atender suas próprias necessidades. A ideia foi evoluindo no decorrer do desenvolvimento e a empresa começou a vender anúncios em alguns comércios da cidade. Teve uma aceitação muito positiva por parte dos clientes e dos comerciantes e, portanto, saíram do protótipo e elaboraram uma versão mais robusta com novos recursos. A partir daí, o app não para de evoluir, crescendo e expandindo para outras cidades, como Mercês, Piraúba e Tocantins.

placeit11

Divulgando o comércio e prestadores de serviços da cidade, o Bigou permite que empreendedores que estão tocando seu negócio há muito tempo tenham uma plataforma de divulgação dos seus produtos e recebam feedbacks. Os novos empresários também ganham incentivo para incrementar seu ponto de venda e se destacar no mercado. “Oferecemos uma solução prática e intuitiva para os cidadãos encontrarem todas informações públicas dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Além de cardápios e catálogos, auxiliando o delivery, por exemplo” afirma Leandro Sant’Ana. “Nós facilitamos a vida das pessoas, por exemplo, ajudando-as a escolher a melhor opção para saírem à noite ou encontrarem algum profissional que oferece a prestação de um serviço específico”.

E eles já pensam em expandir a plataforma, com melhorias no app e no site. “Queremos adicionar o horário de ônibus em outras cidades, implementar uma área exclusiva para promoções, incluir recursos de organização dos contatos por visualizações, opiniões e relevância e fazer uma área com Push Notification para divulgar notícias relevantes das respectivas cidades, como eventos”, destaca Ulysses. Também está sendo implementado no Bigou os horários de ônibus urbanos de Ubá, serviço atualmente inexistente na internet. A previsão é de que dentro das próximas semanas o app já fique atualizado.

Conhecendo a Lab Cinco

13613517_10154340792707884_4745296879422351655_o
Os desenvolvedores do Bigou, com Marlon Santiago, Ulysses Ozório Santos, Geovan Vargas, Deivison Cheloni, Claudio da Silva, Leandro Dos Santos Santana e Erick Mota.

Com foco no desenvolvimento de aplicativos, sites responsivos, jogos e sistemas web, a Lab Cinco é uma empresa da área de TI, que oferece soluções tecnológicas e e-commerce sob medida para determinada demanda. O empreendimento já desenvolveu soluções para marcas renomadas como Danone, Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Clima Tempo e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Entre estas soluções estão apps, sites institucionais e sistemas web.

Posts Relacionados