Os brasileiros, Facebook afora, comemoraram o lançamento dos stickers (ou figurinhas na versão em português) que celebravam a cultura do nosso país. Em especial a cultura “internética” do Brasil. Para alegria geral da nação, além de bonitinhos, os desenhos foram criados por um artista nacional, o ilustrador pernambucano Raul Aguiar.

Batemos um papo com ele para saber como foi o trabalho com o Facebook e ele nos contou que, diferente do que talvez muita gente pense, a empresa de Mark Zuckerberg foi um cliente muito legal. “É interessante ver um cliente de fora pedindo que eu desenvolva algo no meu estilo, não tenho essa liberdade criativa aqui no Brasil”.

 

DeBoa
As figurinhas de Raul Aguiar criou para o Facebook são simpáticas, coloridas e a cara do Brasil.

 

Aguiar explica que todo o projeto foi criado conjuntamente, com sugestões do cliente e discussões sobre cada um dos desenhos. “A equipe do Facebook foi super prestativa, entendiam totalmente o meu estilo e me apoiaram sempre que necessário”, contou o ilustrador. O interessante é que a arte tinha que ter a cara do Brasil e o ilustrador pode combinar isso com o seu estilo próprio de desenhar. As figurinhas combinam gírias brasileiras (algumas da internet, outras não) com os personagens super coloridos que marcam outras criações de Aguiar. “Inicialmente o projeto teria apenas duas cores, pois gostaram do jeito que apresentei os esboços no meu sketchbook, que fiz com caneta preta e vermelha. Mas resolvi apresentar as ilustrações com todas as cores que uso em outros projetos. Fui sugerindo expressões e desenhos e fomos aprovando aos poucos”, conta o artista.

O resultado são ilustrações simpáticas e cheias de cores, ou seja, bem a cara do Brasil mesmo. O público curtiu e Raul Aguiar comemora o sucesso. “Fiquei feliz em ver que tanta gente gostou e está usando minhas ilustrações. Não é sempre que se é chamado pelo Facebook e acho que consegui chegar em um resultado legal”.

Para baixar os stickers, basta abrir o bate-papo do Facebook, clicar em +, e selecionar as figurinhas “De Boa”. Mais trabalhos de Raul Aguiar estão à mostra na conta dele no Instagram.

 

Posts Relacionados