O poder de Storytelling com vídeos em seus canais sociais é uma fonte inesgotável de recursos para uma campanha política.  

Contar histórias convincentes é um grande trunfo, e um aliado com o natural engajamento de vídeo que aumenta a interação com os usuários de redes sociais, desencadeia compartilhamento e dá às pessoas uma razão para falar sobre você online e offline. Componha com os três elementos chave: narrativa, vídeo e o social digital, para criar conexão emocional entre as pessoas de sua comunidade local e sua pré-campanha eleitoral.

Questão 1: Você tem uma conta no Google? Esse é o primeiro passo para você criar seu canal no Youtube!

Fazer histórias em vídeo cria conexão pessoal com outras pessoas. Uma série de vídeos é uma maneira de integrar sua causa com a história do município numa pegada infalível. Uma série envolvente que segue as venturas e desventuras do povo em torno dos principais elementos da comunidade, sem grandes apelos técnicos, mas sempre contando histórias verdadeiras sobre algo que interesse ao seu público.

Questão 2: Está clara a sua mensagem? Está clara a sua bandeira? Está claro o seu PORQUÊ?

Poste regularmente nas redes sociais histórias pessoais como uma forma de se conectar com seu público. Seus vídeos devem motivar os telespectadores e ensinar importantes lições duramente conquistadas pelo povo da cidade. Nessas histórias enfoque alguém que está envolvido em algo de interesse público. Você deve procurar saber o que seu público quer ouvir, não exatamente o que você quer dizer. É preciso que fique claro, qual o problema você quer resolver?

Uma entrevista é um ótimo modo de contar histórias de líderes e apoiadores. Esse é o melhor tipo de produção barata, exigindo apenas roteirizar as perguntas para envolver o entrevistado e obter um resultado de qualidade.

Questão 3: Não faça apenas vídeos com você! Faça vídeos com seus apoiadores, amigos, familiares, simpatizantes…

Mostre também o dia do candidato, a rotina da campanha, como as coisas estão sendo feitas, sempre evidenciando as pessoas que trabalham, que entram em contato com a equipe. Revele algo interessante nesse pequeno conto. Esse é um vídeo curto e barato, mas é o tipo de conteúdo que engaja. Uma dica infalível é procurar contadores de histórias naturais entre seus apoiadores que podem chegar na frente da câmera e narrar.

Questão 4: Faça vídeos respondendo perguntas, abrindo para a interação do público. Faça vídeos ao vivo através do hangout, periscope ou facebook mentions!

Procure também dentro da comunidade pessoas com afinidades com sua mensagem que conseguiram realizar seus objetivos, isso sempre inspira muito. Mostre os elementos do sucesso do empreendedor e faça conexão com os elementos da sua mensagem. Crie também vídeos com muitas situações culturais, evidenciando a inspiração, a expressão e a amizade, claro, tudo dentro do contexto municipal.

DICA 1: CONTE A HISTÓRIA DA SUA LUTA, DA SUA COMUNIDADE, DA SUA CIDADE! 

Postes regulares de vídeos previamente planejados nas suas páginas sociais podem ajudar você a construir facilmente a sua identidade política. Os vídeos têm mostrado poder de fogo no engajamento social, auxiliados por storytelling, podem conectar com seu público num nível emocional e aumentar o engajamento com o seu conteúdo.

DICA 2: QUAIS SÃO OS TEMAS RELEVANTES DA SUA CIDADE? QUAL A PAUTA DO MOMENTO? FAÇA VÍDEOS SOBRE ELES!!!

Lembre-se: Feito é melhor que perfeito. Comece já! A pior coisa é ficar esperando e um dia ser surpreendido com seu concorrente fazendo primeiro que você o que você já sabia que deveria ter feito! É uma sensação horrível!

ATENÇÃO: Para saber mais sobre o tema do MPD, acesse: www.marketingpoliticodigital.com

Se quiser ver um vídeo sobre pré-campanha, e se inspirar mais um pouco, veja abaixo:

E se tiver dúvidas…. Digaí!!!

Grande abraço e até breve!

Posts Relacionados