OKR é a grande opção entre melhores métodos no comando do ambiente corporativo e monitoramento da equipe e de metas pessoais.

 

 

Criado na Intel e introduzido no Google a gestão por OKR tornou-se a pedra angular de fazer gestão a Google um sucesso.  A partir dessas primeiras experiências o método se espalhou pelo Vale do Silício, fazendo a imagem de dinamizador de empresas inovadoras. Hoje é a pedida de gestão moderna em todo planeta.

 

 

Mas então, o que é o OKR?

OKR é um processo que tem mostrado resultados reconhecidos em pequenas e grandes empresas, para fazer seus resultados deslancharem ou ganhar escalas exponenciais de sucesso. A metodologia OKR (Objective e Keys Results) permite alcançar resultados por meio da definição de métricas específicas, que concentrem todos os esforços do seu time.

 

 

…E como implementar essa técnica no dia a dia da sua empresa?

 

O primeiro passo é organizar o time na definição dos objetivos, da sua grande meta!
Muitas organizações estão paralisadas ​​pelo processo de definição de objetivos. Na maioria das situações, as metas são estabelecidas tentando ser agressivas, mas alcançáveis para motivar o comportamento individual adequado e, também, para conduzir a empresa a níveis mais elevados de desempenho.

 

Outros métodos de gestão por objetivos deixam brechas quanto a formalidade de metas ou de medidores pouco claros, é isso que a abordagem OKR resolve. Simplifica, mede os resultados e mostra metas claras.

 
1 – Aonde você quer chegar?

2 – E quais os indicadores de desempenho irão te mostrar esse crescimento?

 

 

Com o OKR bem definido a sua equipe vai pular da cama de manhã para ir trabalhar!

E esse é o principal objetivo: organizar e motivar o time para o sucesso !!!
 

Processo Claro

 

Ideias para melhorar metas e objetivos, com funcionários comprometidos com seus planos e disponíveis em todos os momentos, com indicadores precisos do andamento dos negócios, é isso que você deseja?

 

Pois bem, os funcionários querem clareza de seus gestores em quais direções devem estar se movendo, ao mesmo tempo, ter a liberdade de escolher os detalhes do caminho pessoal. Os líderes de equipes desejam definir suas metas com base em metas de projetos e as metas da empresa.

 

Sua meta não pode animar apenas você, ela tem que fazer sentido e animar o seu time!!!

Aonde você quer chegar? Como você vai conseguir? Essas são as perguntas que você deve encontrar as respostas o mais rápido possível!

 

 

E como ligar objetivos com resultados mensuráveis??

 

É aí que o OKR pode ajudar ainda mais a estabelecer um quadro claro que dá o norte para todos tanto na gerência, como também através da equipe. OKR funciona como uma bússola em que todos que compõem a organização pode ter acesso.

 

 

Então vamos lá, mãos à obra!

 

As organizações precisam ter metas e métricas do dia-a-dia para manter o negócio funcionando de forma eficiente; mas para fazer pular o negócio para o crescimento descomunal, a empresa precisa estabelecer um objetivo aspiracional singular e um pequeno conjunto de resultados-chave (key-results) que são pré-requisitos necessários para o sucesso.

 

Cada grupo funcional estabelece seus próprios OKRs para apoiar o OKR corporativo. Este processo estimula a empresa de um modo espetacular.

 

okr-objetivos-e-resultados-chave-6-638

 

 

Aqui estão os principais aprendizados do método:

 

  • Os objetivos devem ser ambiciosos para tirar as pessoas e as equipes da zona de conforto;
  • Os resultados principais são mensuráveis;
  • OKRs são públicos; todo funcionário na empresa deve ser capaz de ver o que todo mundo está trabalhando (e como eles fizeram no passado);
  • Notas baixas não devem ser punidas; devem ser mostradas como dados para ajudar a refinar OKRs do próximo trimestre. (Num próximo post falarei sobre as notas!)

 
Você não terá nenhum progresso enquanto permitir a não definição de prioridades, mau planejamento, distrações, subestimar o esforço que uma tarefa levará, procrastinar, fazer as coisas de última hora, entre outras disfunções. Uma vez que você sabe o que está dificultando as tarefas, você pode trabalhar em ajustar esses hábitos para se tornar mais produtivo. O mindset é o segredo para a persistência e a produtividade. Rompa com a inexatidão, incentivando uma mente focada  e um canal para discutir os desafios.

 

Qual é sua experiência com o assunto? Eu estou ansioso para saber sua opinião.

 

Quer saber mais sobre OKR?

 

Em breve faremos novo post sobre esse tema!

Aquele abraço!

Posts Relacionados