Recentemente, estive num treinamento no Google para os gerentes das comunidades GBG (Google Business Group). O tema era GROWTH HACKER e, desde já, pensei em escrever essa matéria aqui pro nosso querido Digaí.

 

Achei muito interessante o termo e ele tem muito a ver com coisas que temos conversado, que fazem parte do marketing digital, do novo marketing, e alguns toques especiais que irão ajudar ainda mais a fortalecer o nosso mindset, com foco em compreender melhor sobre como avançar os nossos negócios e seus resultados.

 

Growth Hacker é um termo que mistura marketing  e tecnologia, e vem para nos dar uma base de como podemos pensar numa estratégia para crescer rapidamente e alavancar nossos negócios. É uma técnica muito aplicada em startups, mas ainda pouco falado no Brasil. É um conceito que começou a despontar no ano passado.

 

 

Mas afinal, o que é Growth Hacking?

 

 

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Vamos lá; growth significa crescimento, e hacker é esse tal profissional que consegue resolver altas questões tecnológicas, que compreende a tecnologia fora do comum, que conhece de sistemas, de hardwares, de softwares, e porque não de vendas?

 

Não confunda com o termo cracker, que é o “hacker do mal”, com vistas as atividades que todos sabem, de invasão de domínios, quebra de segurança, etc.

 

O Growth Hacking está sendo muito aplicado no Estados Unidos e precisamos aplicar e difundir mais esse conhecimento por aqui também, pois são muitas oportunidades com o foco em vendas e em crescimento rápido. Quem não quer isso? Diga aí, meu caro empreendedor?

 

Ou seja, o Gowth Hacker é aquele profissional que tem esses conhecimentos, que sabe de marketing, vendas e tecnologia, e conhece diversos processos inovadores capazes de fazer sua empresa ou negócio crescer de maneira muito mais rápida e escalável.

 

 

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Mas não estamos falando do velho e conhecido profissional de Marketing? – Não! DEFINITIVAMENTE NÃO!

 

 

O grande objetivo do Growth Hacker

 

O growth hacker conhece de marketing digital, de conversão, de métricas, de usabilidade, de produtos, de tecnologia, entre diversas outras capacidades. O growth hacker tem um papel multifuncional, tem de ligar os pontos, de saber fazer a conexão certa, arriscar e se envolver em questões que muitas vezes extrapolam  o marketing, como operações comerciais, logísticas, recursos humanos, psicologia do trabalho, o que tiver ao seu alcance para atingir o objetivo pré-definido.

 

O grande objetivo do Growth Hacker é conectar de maneira certa e eficaz o seu mercado com o seu produto ou serviço. Simples assim. Na prática, não tão simples… rsrs

 

Nesse contexto, precisamos de atitude, inovação, criatividade, técnica, conhecimentos, ideias, foco, plano, ação! É preciso encontrar estratégias inovadoras para escalar seus negócios, através de processos que possam ser replicados!

 

Este é um profissional que precisa de diversos conhecimentos, vamos citar alguns:

 

 

  • SEO
  • MARKETING DIGITAL
  • MARKETING DE CONTEÚDO
  • REDES SOCIAIS
  • MÉTRICAS
  • USABILIDADE
  • PROGRAMAÇÃO
  • VENDAS
  • ADWORDS
  • ANÚNCIOS PATROCINADOS
  • ESTRATÉGIAS
  • EMAIL MARKETING
  • FERRAMENTAS E PLUGINS
  • E MUITO MAIS!

 

Olhe essas anotações de um Growth Hacker! 😉

 

 

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Então lembre-se:

 

Ser um Growth Hacker é fazer mais com menos, é articular estratégias e focar no consumidor. É conhecer todo esse novo mundo de publicidade digital e uma forma de se conectar com seu público-alvo. Growth Hacker é INOVAÇÃO!

 

E agora que compreendemos um pouco do que pode ser feito para crescer sua empresa em pouco tempo, é hora de quebrar a cabeça e pensar na sua estratégia…

 

Afinal, você pode ser o Growth Hacker da sua empresa!

 

Um abraço e até breve.

 

 

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*Turma no Treinamento interno no Google SP

 

PS: Para conhecer mais sobre esse maravilhoso tema, olha isso: https://growthhackers.com/welcome

 

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