Fazer vídeos para a internet hoje é algo tão exigente que, para atender à demanda, o ideal seria se você pudesse se multiplicar em vários de você mesmo para fazer algo realmente bom. Mas é impossível sair fazendo clones de si mesmo para produzir os seus vídeos, certo?

 

Errado.

 

Chico Rezende é alguém que literalmente se desdobra em múltiplos Chicos ao mesmo tempo com a produção de vídeos para a internet que o levaram a ter o seu próprio quadro na Rede Globo – Chico, O Torcedor!

 

Então veja agora 17 dicas para o seu canal no YouTube de alguém que realmente torce por você!

 

 

 

Um Canal de Identidade(s)

 

 

 

 

Como não poderia deixar de acontecer no vídeo acima, nota-se que as várias personas que compõem esse despretensiosamente bem humorado YouTuber, com sacadas que vão da camada mais sutil e profunda às piadas sobre o seu “eu” cotidiano, dão um tom muito próprio ao seu trabalho na internet brasileira. Traço diferencial marcado principalmente pelos vídeos em que contracena com seus clones.

 

Inspirado pela australiana Natalie Tran (conhecida por contracenar com múltiplas versões suas no YouTube), antes mesmo de conhecer o Felipe Neto ou PC Siqueira, Chico foi de leigo a referência nacional sendo convidado pela Rede Globo a ter o seu espaço na programação da gigante brasileira. Chico, O Torcedor.

 

 

 

 

Atualmente o nosso torcedor se dedica exclusivamente ao seu canal, ao qual tem se dedicado para ter mais consistência e interatividade com a sua audiência. Em seu quadro,  Chico Responde, nosso querido produtor traz um vídeo com 17 dicas para a plataforma na qual faz tanto sucesso.

 

 

17 Dicas de Chico Rezende Sobre YouTube

 

Esse texto é uma ADAPTAÇÃO. Veja o vídeo original abaixo da lista seguinte.
  1. Escolha o YouTuber que você gosta e, ao invés de você mandar o seu vídeo, comece a conversar com ele. Porque dessa forma você vai se tornar mais relevante para ele até despertar o interesse nele de seguir você. Provavelmente há milhares de pessoas pedindo para ele ver seus vídeos. Não seja só mais um.

 

  1. Preocupar-se com números de inscritos não é o mais importante. Faça o que você gosta que vai ter gente querendo assistir. Nem todo mundo vai sair na capa da Capricho, mas a relevância que você tem para quem assiste você é que determina o seu sucesso na plataforma e pode fazer você viver disso.

 

  1. Para editar seus de vídeos, comece com editores simples como o Sony Vegas que é um “Movie Maker melhorzinho”. E para os efeitos que deseja como o “clone” é só pesquisar tutoriais no YouTube que você aprende.

 

  1. Faça vídeos sobre o que está acontecendo no momento. Haverá muitos outros falando sobre a mesma coisa, mas você estará entre eles.

 

  1. Colabore com produtores que têm o mesmo tamanho que você e todos vão crescer juntos.

 

  1. Faça marcações com palavras chave sobre o tema do seu vídeo e deixe uma descrição sobre o que ele trata.

 

  1. Equilibre sua rotina entre a produção do vídeo com as etapas bem definidas e faça outras coisas para não fazer você pensar tanto nisso que a coisa flui mais naturalmente.

 

  1. Se você não tem condições de comprar um bom equipamento de luz, use a luz do dia. Não tem dinheiro para comprar um tripé? Ponha sua câmera sobre uma pilha de livros. Comece a fazer com o que você tem.

 

  1. Se pretende atualizar o seu canal uma vez por semana, você tem 7 dias para fazer o vídeo. Faça no seu ritmo e entenda como é o seu processo.

 

  1. Não se preocupe se já fizeram algum vídeo sobre o que você queria fazer. Há coisas que passa pela cabeça de todo mundo. Basta não copiar e fazer do seu jeito.

 

  1. Tenho minhas maneiras de captar áudio, como telefone celular, por exemplo, mas para algo mais assertivo é só buscar no Google que você encontra muitas informações úteis.

 

  1. Não dependa de alguém para fazer os seus vídeos com você. Nisso os meus clones são bem úteis. É bom te colaboração, mas somente quando é algo de interesse e responsabilidade comum.

 

  1. Sempre anote as suas ideias. Não deixe de andar com um caderninho para as suas anotações, onde quer que você esteja. Você também pode fazer um grupo no WhatsApp com um amigo e excluí-lo tendo um grupo só para gravar suas ideias para vídeos futuros.

 

  1. Tenha referências. Assista ao que gosta com senso crítico buscando entender porque algo é engraçado, por exemplo. Antes de inovar você deve saber o que funciona e como funciona.

 

  1. Quanto mais você produz, menos bloqueio criativo você tem. É importante que você faça muitos vídeos para que a produção seja algo cada vez mais natural para você. Caso o bloqueio apareça, veja suas anotações ou vídeos seus antigos que isso pode conectar você com a sua essência.

 

  1. Chega um momento que você tem que “abandonar” o vídeo. Quando há um cronograma não dá para ter tanto preciosismo. É fazer e lançar.

 

  1. É fazer vídeos que só assim você poderá ter sucesso. Se você desistir, aí é que você não vai conseguir mesmo.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=04iWTyHL8vk

 

 

 

Enfim

Você não precisa ser mais de um para seguir a última dica que resume todas as outras. Se você quer fazer do YouTube o seu trabalho, leve a sério como tal.

 

O próprio Chico não se considera especialista mas, mesmo sem entender nada inicialmente, a simples atitude de fazer um simples vídeo com a câmera da sua mãe foi algo que mudou completamente o seu destino dando origem a algo que sem o pontapé inicial jamais viria a existir: O Fabuloso Canal do Chico Rezende.

 

E você?

 

Digaí nos comentários quem mais você quer ver aqui dando dicas sobre  produção de vídeos para a internet ou se você já segue alguma das que foram apresentadas nesse texto . É nos comentários também que você pode deixar suas perguntas ou sugestões que teremos o maior prazer em dar continuidade a essa conversa.

 

E como sempre:

 

Muito sucesso para você!
P.S.: Adote um cachorro

 

Conheça o e-book “7 Lições Que Aprendi Com os Youtubers de Sucesso”, do Felipe Pereira, clicando no link:
BAIXE AGORA!

Posts Relacionados