Em todo o mundo, é cada vez maior o número de pessoas preocupadas em manter uma alimentação saudável, mas a falta de tempo é sempre apontada como o vilão. De olho nisso, a startup Instacart surge como uma poderosa opção de “amiga da dieta”, oferecendo opções de alimentação que vão desde as compras em estabelecimentos selecionados à entrega facilitada, em casa ou onde você estiver.

 

Seria um serviço de delivery de comida como qualquer outro, se não fosse seu detalhado plano de marketing, que a levou a ser considerada a “Empresa Mais Promissora na América”, segundo a Forbes, com mais de 275 milhões de dólares investidos. Descubra o que a Instacart tem que a torna tão fabulosa assim para seus clientes – e também para seus investidores, claro.

 

 

Entrega facilitada em até 1h

 

Se existe algo que as pessoas estão buscando hoje é a praticidade. Sabendo disso, a Instacart se propôs a fazer entregas em um curto espaço de tempo – em até 1h você pode ter a feira do mês entregue em sua casa, o que é um serviço inovador. Além disso, as entregas podem estar relacionadas a refeições mais práticas, como um lanche no trabalho, direto daquela padaria que você adora. As opções ficam cada vez mais numerosas e as parcerias são sempre comemoradas (como você verá mais abaixo).

 

 

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Imagem: Instacart Blog

 

 

Parceria com Allrecipes para entregar os ingredientes certos

 

Essa foi uma parceria incrível para facilitar a vida de muita gente. Imagine poder adicionar cada ingrediente das receitas que você selecionou em um site, em sua lista de compras. Com a parceria do Instacart + Allrecipes isso se torna possível com apenas alguns cliques de mouse.

 

Ao lado da lista de ingredientes de cada receita, o Allrecipes insere o botão “adicionar” (à lista). É possível fazer sua lista de compras a partir de cada receita e aguardar em casa a chegada dos ingredientes certos para o que você deseja cozinhar. Sem esquecimentos no supermercado e o melhor: sem desperdícios!

 

 

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Imagem: Facebook

 

 

Parceria com sistemas de pagamento

 

Clientes amam o grátis, até mesmo quando ele está condicionado. É por isso que uma entrega com frete grátis é uma tática sempre bem-vinda entre os clientes de um serviço de compras online. A Instacart sabe como utilizar isso e promove parcerias como a vista abaixo, com a American Express, promovendo benefícios para seus clientes que também são clientes Amex. Compras com códigos que permitem frete grátis são valiosas e geram uma motivação muito maior de voltar, comprar e acompanhar todas as ofertas disponíveis na aplicação.

 

 

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Imagem: Twitter

 

 

Parcerias com marcas entregues

 

Essa é uma tática já batida pelo varejo, mas que ainda rende seus frutos! “A partir de $10 em compras de produtos Red Bull, você ganha…” – é um tipo de ação que sempre costuma aumentar as vendas dos produtos, como, no caso, de Red Bull. A Instacart, mais uma vez, consegue conciliar benefícios para seus clientes e parceiros de vendas, como é o caso das lojas e marcas entregues. E tudo isso – lembrando – em até uma hora!

 

 

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Imagem: Facebook

 

 

Envolvimento com causas sociais

 

Uma marca que se preocupa com as pessoas, se preocupa com o que é importante para as pessoas. Essa é uma lição de branding que acaba ficando “pra escanteio” por se tratar de uma esfera menos mensurável na relação de causa e efeito das ações de marketing.

 

Mas ações como a da Instacart, como a vista abaixo, ensinam como entregar valor para seu público-alvo pode ser, inclusive, lucrativo. O aplicativo promoveu a entrega de doações de alimentos para os refugiados a partir de sua própria plataforma de compra e entrega de alimentos.

 

Sem entrar em questões éticas, é possível utilizar seu negócio como ponto de partida para possibilitar que seus clientes ofereçam ajuda através de você. Todos acabam obtendo valor, de alguma forma, e contribuindo para as causas com que se importam.

 

 

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Imagem: Twitter

 

 

Coordenado com eventos importantes

 

Um negócio baseado em um tempo rápido de entrega tem muito mais a ganhar se souber lidar bem com a agenda de seu público. Não se trata apenas de “a que hora seu cliente está em casa”, ou “a que hora ele faz suas refeições”, por exemplo. Mas também em “o que ele fará neste fim de semana” ou “como ele pretende aproveitar seu tempo livre”.

 

Instacart mostra que entende de organizar refeições quando lembra seu público-alvo de comprar aqueles lanchinhos de última hora antes de um jogo do seu time, ou do churrasco do fim de semana, ou de um show que terá na sua cidade – tudo com entrega expressa de até 1h.

 

 

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Imagem: Facebook

 

 

Premia os mais fiéis

 

Clientes adoram ser dispensados de taxas, e adoram mais ainda ganhar coisas sem ter que pagar por elas. Os presentes, ou brindes, dados por uma marca, geram bastante valor e reciprocidade entre os clientes presenteados.

 

Uma ação como a promovida pela Instacart + Zabar, que presentou com canecas os 100 primeiros clientes a pedirem os produtos da loja, aceleram as vendas e impulsionam a parceria, principalmente quando se trata de uma novidade. Além disso, a escassez promovida para apenas os 100 primeiros educa o consumidor a estar sempre acompanhando as novidades da marca, para não correr o risco de “perder” uma oportunidade dessas.

 

 

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Imagem: Facebook

 

 

Desconto para redes de amigos

 

Como tornar seu aplicativo mais popular? Criando uma rede de recomendações para ele! Usuários Instacart ganham desconto nas compras a cada recomendação, e cada amigo recomendado já começa com um desconto em sua primeira compra também!

 

 

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Imagem: Facebook

 

 

Quer saber mais sobre o serviço?

 

Instacart é um serviço de entrega de mercadorias que conecta consumidores a negócios de alimentos de sua região. Funciona atualmente restrito a algumas cidades dos EUA, mas pretende expandir seus serviços com o tempo. É um fenômeno de crescimento e vendas e parece ter acertado em cheio as expectativas do atual mercado consumidor, que busca na internet opções de serviços cada vez mais alinhadas a suas necessidades particulares.

 

 

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Imagem: Twitter

 

 

Se o serviço um dia vai chegar ao Brasil, não sabemos. Mas, do jeito que tem dado certo por lá, é provável que logo, logo, apareça um serviço similar por aqui, como também em outras partes do mundo. Ao menos eu já estou torcendo por isso, você não? 🙂

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