Há algumas semanas, falamos sobre o primeiro livro da Bel Pesce, “A Menina do Vale – Como o Empreendedorismo pode Mudar Sua Vida“. Hoje, vamos voltar a falar dessa jovem encantadora e conversar um pouquinho sobre o seu livro mais recente: “A Menina do Vale 2 – Seja um empreendedor responsável e saia na frente”.

 

 

Sobre o livro

 

 

A Menina Do Vale 2 | Atitudes Empreendedoras

 

No livro “A Menina do Vale 2 – Seja um empreendedor responsável e saia na frente”, Bel Pesce fala muito sobre a atitude empreendedora e como ela pode mudar a sua vida e o seu negócio.

 

Seja nos negócios ou no dia-a-dia, nossas atitudes mostram o que temos de melhor guardados em nós. Existem milhares de pessoas no mundo e muitas delas fazem quase a mesma coisa que nós. O que nos diferencia? Nosso diferencial pode ser a qualidade, o produto, o atendimento, a atenção. Mas se quiser se tornar inesquecível, tenha atitudes de coração, olhe as pessoas nos olhos, torne aquele momento especial. Seja humilde, sincero, autêntico. Seja único e se tornará inesquecível 🙂 Essa é uma das mensagens que ela nos deixa no livro.

 

Ah! O livro está disponível na versão pdf gratuito e em áudio no youtube.

 

 

Sobre atitudes empreendedoras

 

Bora saber algumas das atitudes empreendedoras que a Bel Pesce fala no livro?

 

Humildade

 

A primeira atitude empreendedora citada no livro “A menina do vale 2” é a humildade. O título do primeiro capítulo é “Deixe os outros descobrirem os seus triunfos” e, nele, a Bel fala sobre o quanto mais humilde for a forma como nossas conquistas são descobertas, mais encantadas as pessoas ficam.

 

Fato é que nenhum de nós gosta de pessoas que ficam falando só de si mesmas e “apontando” o quanto são incríveis. O que ela conta é que, quando sua atitude é incrível e você conquistou algo incrível, as pessoas vão descobrir 🙂

 

Acrescente algo na vida das pessoas

Algo muito citado pela Bel nesse livro e no anterior, e que é algo em que acredito demais é: agregar valor à vida das pessoas e fazer a diferença.

 

E quando falamos em agregar valor à vida das pessoas, podemos lembrar de inúmeros negócios digitais que fazem realmente isso: agregam valor à nossa vida com conteúdo gratuito e de qualidade, na forma de artigos, vídeos, áudios e recompensas digitais.

 

E quando falamos em recompensas digitais, sempre temos que ter em mente “oferecer conteúdo de qualidade, de valor, de coração, com o verdadeiro objetivo de acrescentar algo na vida das pessoas”. Tenha certeza: quando você faz isso, as pessoas vão descobrir e valorizar. A cada entrega, você entrega muito mais do que palavras e aprendizados: vai um pedacinho do seu coração ali e as pessoas sentem 🙂

 

E você pode estar pensando: “Ai, Mari, quanto sentimentalismo”. Rsrsrsrsrs. Não é sentimentalismo não. Fala aí: você não percebe a diferença de quem entrega conteúdo para te agregar e de quem entrega conteúdo com outros fins?

 

Uma frase do livro que gostei demais é:

 

“Se você se preocupar principalmente em agregar, pode ter certeza que, pouco a pouco, todos os seus triunfos virão à tona, e as pessoas admirarão essas realizações ainda mais.”

 

Autoconhecimento

 

Como já sabemos, o autoconhecimento é uma das ferramentas mais poderosas que existe no mundo. Se “enxergar” e descobrir o que gosta, quais são seus sonhos e objetivos vira sua vida de pernas para o ar. E isso é incrível!

 

Além do mais, o autoconhecimento vai te ajudar a tomar as decisões certas (e lembre-se que aqui o “certo” tem mais a ver com o que está alinhado ao seu propósito, objetivos e sonhos).

 

Quando você decide montar um negócio digital alinhado ao seu propósito de vida, o primeiro passo é saber qual é o seu propósito de vida 🙂 e quer algo mais lindo que iniciar uma jornada de autoconhecimento?

 

Anote

 

Faça anotações de ideias, objetivos e aprendizados! Ao colocar suas ideias no papel você tem uma visão real do que é capaz de alcançar e de onde quer chegar.

 

No capítulo 2, “Tenha um diário”, Bel Pesce comenta sobre como surgiu o “Caderninho da Bel” e fala também que ao anotar as próprias experiências ela SENTE mais a vida e ajuda a transformar os sentimentos em memórias eternas. Lindo, né?

 

Alinhar metas pessoais e objetivos do negócio

 

No capítulo 3, fala-se muito sobre metas pessoais e objetivos do negócio. E isso nós vemos MUITO no empreendedorismo digital, não é mesmo? Pessoas que gostam de viajar e transformam essa paixão em negócio e passam a poder trabalhar viajando o mundo. Pessoas que AMAM ajudar outras pessoas a fazer alguma coisa (qualquer coisa: de se alimentar bem a encontrar o seu propósito de vida) e fazem disso a sua fonte de renda.

 

E uma frase legal desse capítulo é:

 

“O negócio deve ajudar você a alcançar suas metas de vida, e suas habilidades pessoais precisam potencializar o negócio”.

 

Desperte a curiosidade das pessoas

 

O diferencial de muitos dos empreendedores que vemos é que eles sabem encantar os usuários com os produtos e serviços que criam. E, muito além de encantar os usuários, encantam também seus colaboradores e parceiros. Um ponto muito interessante que ela cita é:

 

“Crie expectativas lindas (e reais) e, sempre que possível, mostre ao invés de apenas falar”.

 

Interessante, né?

 

Revire sua memória e lembre-se do que mais lhe encantou em algum produto ou serviço que se apaixonou. Com certeza, foi uma série de fatores, né? E, em muitos deles, a paixão de quem lhe apresentou o produto/serviço e a forma como isso lhe foi apresentado fizeram toda a diferença, não foi? Que tal fazer isso em todas as suas apresentações, também?

 

Se você trabalha no meio digital, crie páginas, imagens e posts que traduzam a paixão que você tem pelo seu negócio, projeto, produto ou serviço. Mostre cada detalhe da melhor maneira possível. Encante as pessoas com os valores reais do seu projeto. Com certeza elas irão se encantar, como você 🙂

 

“Mostre o processo, mostre o progresso. E lembre que existe sempre um diálogo de sentimentos”.

 

 

Para finalizar…

 

O livro é cheio de capítulos e passagens incríveis e que nos fazem revirar a memória e parar pra pensar nas coisas. São sempre pequenas atitudes que fazem a MAIOR diferença na nossa vida e negócios. Fala desde a montanha russa de emoções que é empreender até em como isso vai mudar você!

 

Fala de coragem, responsabilidade, de celebrar vitórias, mente aberta, parcerias e compartilhamento. Enfim: um livro muito bonitinho e gostoso de se ler.

 

Empreender é bem isso: uma montanha russa de emoções. A cada curva, a cada descida, muito temos a aprender sobre negócios e sobre nós mesmos. Sobre coragem e sobre limites. Às vezes, dá um frio na barriga. Outras vezes é só celebração. Mas o que mais encanta é a superação a cada dia 🙂

 

E agora me conta, o que você achou do livro? 🙂 Vou adorar saber!

 

Ah! E se você acha que esse post pode ser útil também para seus amigos, não esquece: compartilha!

 

Um beijo!

Posts Relacionados