“Em Deus nós confiamos, todos os outros tem que trazer dados”, já dizia o estatístico e consultor Edward Deming. E hoje, mais do que nunca, essa frase tem comandado os negócios e o nosso cotidiano em todo o mundo. As informações estão em qualquer lugar e continuam sendo produzidas em quantidades absurdas e crescentes.

 

A população atual na Internet é de 3,2 bilhões de pessoas, que se conectam todos os dias e interagem entre si. Para tentar entender um pouco como se comportam e sobre o que publicam, a empresa de software Domo divulgou um infográfico onde mostra a quantidade de dados produzidos durante um minuto pelos usuários.

 

 

Data Never Sleeps

 

 

Várias histórias são “escritas” digitalmente e ganham uma dimensão bem maior quando se coletas os dado e estes são analisados. Acompanhe a seguir a quantidade de informações disponibilizadas em apps e redes sociais em apenas 60 segundos.

 

Vine

 

Antes do Snapchat e do Instagram, o Twitter ja havia disponibilizado um aplicativo para compartilhar vídeos de curta duração chamado Vine. Hoje, mais de 1 milhão desses vídeos são visualizados a cada minuto. Enquanto isso, os usuários do Snapchat compartilham 284.722 mil algum conteúdo pelo app e 1.736.111 fotos são curtidas no Instagram.

 

Vídeos

 

Um minuto tem apenas 60 segundos, mas não no YouTube. Esse tempo é o suficiente para que as pessoas façam o upload de 300 horas em videos no site. Já na Netflix, são assistidas mais de 77 mil horas em videos.

 

Facebook x Twitter

 

Na rede de microblogs, quase 400 mil tweets são postados nesse tempo com uma media de 6.666 por segundo. E no Facebook, são registrados mais de 4 milhões de likes em posts. Pode-se dizer então que dados como estes fazem o Mark Zuckerberg sorrir à toa.

 

Mobilidade

 

O polêmico Uber também produz muitos dados por minuto. Durante esse tempo, são solicitadas 640 corridas pelos usuários. Só não no Brasil, pois está em vias de ser proibido…

 

Downloads e visitas

Quer ganhar dinheiro? Crie um aplicativo ou venda livros online! As pessoas baixam 51 mil apps por minuto na Apple Store. E o site da Amazon recebe mais de 4 mil visitas únicas em 60 segundos.

 

Haja nuvem para armazenar todos esses dados. Agora tentando responder a pergunta do titulo deste post, pode-se dizer que são bilhões e praticamente incontáveis.

 

A cada like, publicação ou compartilhamento, os dados crescem em escala mundial. Isso tem muito a ver com a forma atual de acessar a internet, que mudou nos últimos anos com a chegada dos dispositivos móveis.

 

Para o mundo dos negócios, é preciso ter bastante atenção aos dados e tentar descobri o que estão analisando, para que se possa tomar futuras decisões. O trabalho de Business Intelligence (BI) precisa focar também sobre a Internet e dispositivos moveis. Monitorar e produzir relatórios com os dados coletados garante mais certos, independentemente do segmento em que atuar.

Posts Relacionados