Todo empresário sabe a importância de criar, gerenciar e separar atividades da empresa por departamentos. Mesmo que uma só pessoa assuma as funções deste, ou acumule as funções de outros, já está na hora de tratar o marketing digital como uma área da sua empresa.

 

O mundo dos negócios vai longe da visão de apenas produzir e vender algum bem ou serviço. Sabemos que pela grande variedade de funções, atividades e outras ações que são necessárias para um bom funcionamento da empresa, é grande a importância de organizar os mesmos em departamentos. Assim como as atividades já conhecidas, as ações de marketing digital estão em constante crescimento e já requerem atenção e organização.

 

Que empresas já possuem departamentos de marketing digital?

 

As empresas que já criaram o departamento de marketing digital são aquelas que originalmente já possuiam o departamento de marketing. Este é o responsável por organizar as informações da empresa relacionadas a comunicação a fim de promover a empresa para o mercado.

 

Geralmente o marketing é o contato da empresa com as agências de publicidade ou de marketing digital, que repassam todas estas informações relevantes para que a agência crie as campanhas.

 

As agências também estão criando departamentos para marketing digital, funcionários que vão analisar, planejar e executar as campanhas dos clientes na internet.

Como funciona um departamento de marketing digital?

 

Mesmo que o departamento seja composto pelo dono da empresa, é nesta área da empresa que ficarão centralizadas as atividades de marketing digital.

 

 

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Quais as funções de um departamento de marketing digital?

 

 

O especialista em marketing e negócios digitais, Conrado Adolpho, comenta que diante da impossibilidade da grande maioria das empresas de ter uma equipe ideal, existe uma alternativa mais viável para o departamento. Os funcionários são divididos em:

1) Gerente de marketing (digital ou geral)

 

É o responsável por gerenciar todas as atividades de marketing digital da empresa, geralmente aquelas de métricas, SEO, redes sociais, email marketing, liderança de equipe etc.

2) Analista SEO

 

O analista SEO é o responsável por otimizar sites para buscadores, principalmente o Google. Pode ser um jornalista ou alguém que tenha uma boa redação de conteúdo, trabalhar com link building e manter contato com o analista de mídias sociais.

3) Analista de mídias sociais

 

É o responsável por analisar as menções da marca nas redes sociais, planejar e gerenciar as ações de marketing em cada plataforma de mídia social.

4) Analista de métricas

 

O analista de métricas será o responsável por mensurar todos os resultados das campanhas de marketing digital. É ele que vai lidar com gráficos, relatórios e outros documentos para provar que o investimento valeu a pena.

 

Estas são apenas algumas funções sugeridas para empresas que queiram criar suas campanhas de marketing digital. O essencial é que você entenda a importância de separar funções, organizar atividades e liderar equipes para as campanhas de marketing digital de uma empresa.

 

Digaí, você já criou um departamento de marketing digital para sua empresa? A agência que você trabalha possui este departamento? Deixe sua história e contribua com este post nos comentários. Abraços.