“Como a aplicação criativa da tecnologia nos permite enfrentar os desafios de hoje para o meio ambiente e a sociedade em geral”, essa é a provocação proposta pelo Festival PICNIC. A iniciativa, criada em Amsterdã, em 2006, para falar de economia criativa e cultura digital está chegando, pela primeira vez, ao Brasil. O festival discute as tendências e intercessões entre criatividade, cultura, ciência, tecnologia e negócios. Na programação, palestras, workshops, espaços para co-criação e mais. O PICNIC é tão importante na Holanda que é considerado pela prefeitura como essencial para o título de Amsterdã como Capital Criativa da Europa.

 

O prefeito de Amsterdã topou andar de uniciclo pela cidade para promover o PICNIC. (ou talvez tenha sido um dublê)

 

Como será o PICNIC no Brasil?

 

 

O festival será realizado no Rio de Janeiro, de 2 a 6 de março do ano que vem, e terá como tema “Redesigning Growth” (redesenhando o crescimento). Esta é a primeira vez que uma edição completa do PICNIC acontece fora da Holanda. Segundo a organização, a ideia é reunir pessoas de muitas indústrias, empresas e campos, e incentivá-las a criar soluções em conjunto para pensar e resolver os grandes desafios do mundo. A expectativa de público é de 2.400 participantes e os organizadores querem transformar a iniciativa em um programa de cinco anos aqui no Brasil.

 

“Redefinir o paradigma do crescimento, focando em sustentabilidade, é parte da consciência coletiva da nova geração” afirmou André Eppinghaus, um dos organizadores do evento, em postagem sobre a vinda do festival ao Rio. “O PICNIC enxerga a tecnologia como meio de tornar a inovação possível em áreas como audiovisual, design e cidades criativas. Mais do que um evento, o objetivo é criar uma rede que vá além de gerar diálogo entre os participantes. Esse diálogo vai buscar criar uma proposta central para governantes focarem no setor de inovação.”, continuou.

 

Edição de 2010 do PICNIC em Amsterdã. Fonte: http://buff.ly/1JlB7mE
Edição de 2010 do PICNIC em Amsterdã. Fonte: http://buff.ly/1JlB7mE

 

Edição de 2010 do PICNIC em Amsterdã. Fonte: http://buff.ly/1JlB7mE
Edição de 2010 do PICNIC em Amsterdã. Fonte: http://buff.ly/1JlB7mE

 

A iniciativa está sendo trazida para cá pela Nuvem Criativa, empresa especializada em eventos e cursos sobre inovação e criatividade, e faz parte das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro. Na fanpage do evento,  a Nuvem Criativa explica que “a realização do PICNIC no Brasil irá fortalecer a imagem de país criativo e capital cultural, nos incluindo no mapa dos grandes festivais inovadores do mundo. O modelo criado pelo PICNIC Amsterdam, de interseção entre empreendedores, empresas, governo e o desenvolvimento das cidades, é um exemplo de sucesso que devemos ter como referência. É estratégico que se crie uma plataforma na qual a criatividade e a cultura, aliadas às novas tecnologias que vem surgindo, se transformem em inovação e negócios culturais sustentáveis. Dessa forma, estaremos atraindo e retendo talentos, fortalecendo o potencial criativo e inovador, fomentando o movimento maker, promovendo a diversidade cultural e o turismo”.

 

Quem ficou com vontade de participar?

Posts Relacionados