Em recente pesquisa denominada Antropomedia, o IBOPE Media revelou como os brasileiros utilizam os principais meios de comunicação. A maioria de nós, por exemplo, considera a televisão como a principal fonte de diversão. Já o jornal é considerado a principal fonte de informação, mas, e a internet? É como um relacionamento íntimo para a maioria dos brasileiros!

 

Para quem possui um negócio online e deseja investir em uma estratégia de conteúdo, esta é a pesquisa para tomar como base. O que as pessoas procuram na internet? O que as move? O que elas querem? Saiba como atrair e reter clientes aproveitando os resultados da Antropomedia brasileira.

 

 

PARA QUÊ AS PESSOAS UTILIZAM CADA MÍDIA?

 

imagem-artigo-antropomidia

O que leva as pessoas a utilizarem cada uma das mídias é a melhor novidade dessa pesquisa. A maioria de nós utiliza os quatro principais meios de comunicação (televisão, jornal, revista e internet) para apenas quatro objetivos principais: entretenimento, informação, distração e para acompanhar um programa específico.

 

Com relação à internet, a pesquisa revelou um público que visa interação, priorizando seu tempo entre a busca de informações, entretenimento e distração das atividades diárias. Sabendo o que as pessoas procuram na internet, fica bem mais fácil traçar um plano de ação para as mídias digitais, com estratégia e eficiência. Que tal planejar como atrair mais visitantes para a sua página e torná-las fiéis consumidoras da sua marca?

 

 

74% QUEREM SE INFORMAR

 

everything possible/shutterstock.com
everything possible/shutterstock.com

Com a internet, buscar e encontrar informações passou a ser instantâneo. Parece que qualquer informação pode ser encontrada online, desde o horário do filme no cinema de hoje ao conteúdo da carta de Pero Vaz de Caminha, de 1500. O usuário de internet faz buscas sobre todo tipo de tema e para resolver qualquer tipo de problema. O que seu site está oferecendo? E o que poderia oferecer? Pense que diversos tipos de informação são válidos, extrapolando seu produto ou serviço e oferecendo soluções para muito além dele.

 

 

56% ACESSAM A INTERNET PARA SE ENTRETER

 

Goodluz/shutterstock.com
Goodluz/shutterstock.com

 

A porcentagem parece até pequena, comparada ao burburinho causado pelo conteúdo de entretenimento que consumimos. Como entretenimento temos: os jogos, músicas, clipes de bandas, séries, blogs de culinária, memes e até fofocas. Mais da metade de seu público deve estar buscando por entretenimento na internet – será que seu negócio não poderia ter um algum projeto nessa área? Imagine algo com a única pretensão de entreter, divertir, descansar seu público. Vendas podem até ser bem-vindas aqui, mas com muita atenção para não ficarem deslocadas da proposta.

 

 

48% GOSTAM DE UM SITE ESPECÍFICO

 

Artem Loskutnikov/shutterstock.com
Artem Loskutnikov/shutterstock.com

 

Alguns especialistas apontam o comportamento dos usuários da internet como “imprevisível”, mas, segundo esta pesquisa, quase metade dos brasileiros se considera fiel a um site específico. Os sites que aproveitam essa audiência para construir autoridade e lista se destacam pela influência e formação de parcerias.

 

Para produzir conteúdo relevante e de qualidade, é preciso investir em editoria e levantamento de dados. O que faz seu público se interessar e querer sempre mais? Esse conhecimento é o verdadeiro tesouro de quem investe em conteúdo na web.

 

 

44% QUEREM SE DISTRAIR DAS TAREFAS HABITUAIS

 

Maridav/shutterstock.com
Maridav/shutterstock.com

 

Com os smatphones, ficou mais fácil dar uma olhadinha rápida em nossas redes sociais. Às vezes é num intervalo do trabalho, no caminho de volta para casa, às vezes é até enquanto realizamos outras atividades. 44% dos brasileiros navega na internet em busca de distração para suas tarefas do dia a dia, o que inclui aqueles vídeos de gatinhos, bebês engraçados, quadrinhos, piadas de whatsapp e outras distrações.

 

Nem sempre seu público está com cabeça para assunto sério. Se a sua marca pretende ter sucesso online, uma boa chance é se aproveitar dessa condição. Como sua marca pode estar com o público nos momentos de distração?

 

 

ENTENDER O QUE AS PESSOAS PROCURAM NA INTERNET

 

Estas são algumas dicas para quem deseja investir em conteúdo como estratégia para atração e conversão de clientes. Entender o que as pessoas procuram na internet é o ponto de partida para definir objetivos de comunicação matadores. Suas prioridades na internet, por exemplo, coincidem com as da pesquisa? O que você achou do resultado da pesquisa do IBOPE? Você pode deixar seu recado nos comentários para contribuir com a discussão. 🙂

Posts Relacionados