Hoje vamos falar do Facebook Mentions. Você conhece?

 

Com o sucesso dos aplicativos com transmissão ao vivo, como o Periscope, do Twitter, parece que o Facebook precisou dar uma resposta e atualizou o Faceook Mentions, aplicativo gratuito do Facebook para IOS, feito para uma maior interação do seu fã com seu ídolo.
Em 2010, a ferramenta de streaming de vídeos ao vivo do Facebook já tinha sido lançada, mas nesse momento foi usado para fazer os pronunciamentos da própria empresa. Chamado de Facebook Live, a rede social sempre utilizou o recurso para uso de celebridades, atores, artistas, personalidades, políticos, entre outros, com muita popularidade.

 

 

Mas para que serve o Facebook Mentions?

 

Disponível do Brasil há apenas 1 ano, o Facebook Mentions foi criado para ser uma forma mais íntima de interação do ídolo com seu público através da rede social. Agora, nesse mês de Agosto, foi anunciado uma nova funcionalidade: a transmissão ficou mais interativa e com a dinâmica do Facebook. Agora as pessoas podem, durante a transmissão, curtir, compartilhar e comentar os vídeos – e isso tudo em tempo real, o que deixa muito mais interessante a transmissão. É uma funcionalidade como a do Periscope, mas essa foi apenas uma das atualizações. Depois de filmado e transmitido ao vivo, o vídeo fica salvo no seu feed de notícias.

 

O aplicativo foi usado por personalidades, jogadores e famosos no Brasil, como os jornalistas; Ricardo Boechat, Marcelo Tas e Ana Paula Padrão, Rafael Kortez.

 

 
Facebook Mentions
 

 

O Live continua sendo uma funcionalidade apenas para fãs que querem seguir e/ou interagir com figuras públicas. Isso faz com que ela seja mais privada e dê acesso de uso para poucos. Me pergunto porque o Facebook não deixa essa funcionalidade para todos, inclusive para ser usada por empresas. Será que é uma atualização que virá em breve? Acredito que possa ser interessante sim, empresas usarem essa tecnologia, nas fanpages, para promover seus negócios e/ou produtos.

 

E o aplicativo do Facebook vem ganhando novidades. Outra é a possibilidade de adicionar tópicos de interesse, hashtags e outras páginas, podendo dar uma experiência ao usuário através das suas escolhas e interesses e um acompanhamento personalizado. Se é um atleta, você tem acesso ao time e aos outros jogadores. Se é um músico, você pode ter acesso a suas músicas, letras, interesses do artista…

 

O Facebook Mentions é assim, para um grupo seleto de celebridades – e ele tem suas exigências. A “celebridade” que quiser fazer o uso do aplicativo, além de pagina verificada, tem que preencher um cadastro e aguardar a aprovação do Facebook.

 

 

Mas porque será que o Facebook não abre essa funcionalidade para as fanpages?

 

– Ainda não sabemos, vamos ter que aguardar…

 

O segundo site mais acessado no país com transmissão ao vivo para usuário e fanpages… Seria uma loucura, hein? rs

Você já viu algum artista em transmissão ao vivo pelo Facebook Mentions? Já teve alguma experiência? Nos conte como foi…. 😉

 

Até breve!

Posts Relacionados