Talvez você não entenda como o Youtube, uma plataforma para compartilhamento de vídeos on-line, esteja incentivando a leitura de livros, em papel. Mas isso é o que os Booktubers estão fazendo, através de canais especialmente dedicados para a resenha de livros e outras dicas de leitura. Saiba mais sobre os booktubers e entenda por que eles estão revolucionando o mercado literário.

 

 

BOOKTUBERS – O QUE SÃO?

 

A definição surgiu para descrever e diferenciar os produtores de conteúdo sobre Literatura no Youtube. Um booktuber é alguém que mantém um canal no Youtube dedicado à literatura e ao hábito de ler. Eles fazem resenhas de livros, promovem discussões, dão dicas de como organizar sua leitura e outras atividades relacionadas.

 

A primeira booktuber do Brasil, Tatiana Feltrin, criou seu canal no Youtube em 2007. Hoje ela acumula quase 11 milhões de visualizações em seu canal, Tiny Little Things. Junto com ela, é quase impossível mensurar quantos booktubers já existem.

 

Livro apresentado no Tiny Little Things

 

 

O PORQUÊ DO SUCESSO

 

Como a maioria do conteúdo produzido espontaneamente na internet, a linguagem usada pelos booktubers é simples e acessível. Alguns relacionam o sucesso dos canais justamente a isso, como é o caso de Victor Almeida, do Geek Freak. “Os canais literários propiciam uma forma mais divertida e dinâmica de conhecer e se relacionar com literatura”, disse em entrevista. “A descontração é a chave”.

 

De nenhuma maneira eles se comparam aos críticos literários. A ideia de manter um canal on-line é muito mais a de se aproximar de outros leitores apaixonados e dividir dicas e opiniões. Tem-se formado uma comunidade ávida por recomendações de leitura, geralmente de jovens para jovens, em um canal em que a comunicação flui e todos podem participar.

 

 

A REVOLUÇÃO NO MERCADO LITERÁRIO

 

Algumas editoras já estão sabendo aproveitar esses formadores de opinião com influência tão estendida. Uma delas foi a Galera, selo da Record para obras juvenis. O livro “À Procura de Audrey”, de Sophie Kinsella, foi pré-avaliado por uma booktuber dias antes de seu lançamento, e a expectativa gerada foi tão grande, que o livro esgotou assim que chegou às livrarias.

 

À Procura de Audrey foi resenhado no Serendipity

 

Outra editora, a Rocco, possui parceria com alguns canais e permite que eles escolham até dois lançamentos a cada mês para avaliarem nos vídeos. A editora garante que o booktuber tem total autonomia para comentar sobre as histórias e, com isso, comemora bons índices de vendas, principalmente para o mercado juvenil (ou YA – Young adult).

 

Os próprios autores estão utilizando a internet para divulgação de seus livros. A interação com o público e a produção de conteúdo personalizado para a web são bastante valorizados. A principal vantagem? O feedback das histórias é instantâneo.

 

 

COMO OS BOOKTUBERS LUCRAM

 

A estratégia mais comum para monetização dos canais é o Google Adsense. Ao habilitar o Adsense em seu canal, o responsável recebe pela propaganda exibida em sua página. Dessa forma, o booktuber não “precisa” investir em publieditoriais ou resenhas pagas. Isso contribui muito com sua credibilidade.

 

Segundo o Estadão, Tatiana Feltrin, booktuber pioneira no Brasil, fatura cerca de U$ 300 mensais (aproximadamente R$ 1.000 atuais) apenas com o Adsense. Fora isso, ela recebe cachês para participar de eventos, por palestras e também por publicidade.

 

 

05 BOOKTUBERS BRASILEIROS

 

Vamos ao que interessa. Veja na lista abaixo, 5 grandes canais do Youtube voltados à Literatura e tire suas próprias conclusões:

 

#1 – Minha Estante

 

 

O canal publica vídeos uma vez por semana e possui mais de 5 milhões de visualizações, contando…

 

#2 – Perdido nos Livros

 

 

O Perdido no Livros possui mais de 100 mil inscritos e de 5 milhões de visualizações. Tem vídeo novo toda segunda-feira.

 

#3 – Pam Gonçalves

 

 

A Pâmela é uma celebridade da internet. Ela está trabalhando em um livro autoral, após o sucesso com o canal.

 

#4 – Tatiana Feltrin

 

 

A Tatiana atualmente se propôs o desafio de ler os clássicos indicados para o vestibular. A repercussão, como é de se imaginar, tem sido imensa.

 

#5 – Cabine Literária

 

 

O Cabine Literária é formado por 6 jovens leitores que publicam vídeos TODOS OS DIAS. Sinta inveja ou apenas aproveite.

 

O que você achou dos booktubers? Será que essa tendência vai se expandir para outros públicos e temas de livros? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Conheça o e-book “7 Lições Que Aprendi Com os Youtubers de Sucesso”, do Felipe Pereira, clicando no link:
BAIXE AGORA!

Posts Relacionados