Todo mundo sabe que para ser um profissional de Marketing Digital não precisa apenas ter um notebook e WiFi. É necessário entender o mercado, conhecer ferramentas, entender de mídias digitais, cultura, marcas e, claro, o cliente.

 

Para tornar a nossa vida mais fácil contamos com diversas plataformas que nos inspiram e aumentam o conhecimento: livros, sites, aplicativos e networking são fundamentais na hora de pesquisar qual a melhor estratégia. Mas em um mundo tão digitalizado, como é possível trocar conhecimentos de forma off-line?

 

Uma das grandes vantagens de quem trabalha com tecnologia é a de não precisar estar trancado em um escritório oito horas por dia. Quem trabalha com marketing que sabe que a liberdade e a flexibilidade são inspiradoras para qualquer job. Mesmo sem estar em um escritório fixo, precisamos de um local para trabalhar, então que tal dar uma chance para os escritórios coworking?

 

 

O QUE SÃO ESCRITÓRIOS COWORKING?

 

Sabemos o quanto é caro (e muitas vezes desnecessário) ter um escritório exclusivo. Não estamos falando apenas de aluguel, uma estrutura requer dinheiro e tempo para manter de pé.

 

Devido a demanda de profissionais independentes, os escritórios virtuais ou coworkings estão cada vez mais presentes nas cidades. Antes se tratava apenas das capitais, mas várias cidades estão aderindo esse tipo de ambiente profissional. Se trata de um local onde o profissional tem tudo o que precisam para trabalhar sem ter que ralar para mantê-lo. Além de ter disponíveis internet e materiais de expediente, o usuário ainda pode conhecer pessoas de diversas áreas do mercado e com isso trocar ideias e fechar negócios.

 

 

PARA QUEM SÃO OS ESCRITÓRIOS COWORKING?

 

As pessoas que frequentam esses ambientes não estão restritas apenas a uma área profissional. Você encontra vendedores, designers, fotógrafos, advogados, jornalistas… ou seja, qualquer pessoa que deseja utilizar o espaço pode ficar por ali. É uma excelente oportunidade para networking. Quem trabalha com marketing e comunicação, sabe a necessidade de fechar parcerias e conquistar novos clientes.

 

 

COMO UTILIZAR OS ESCRITÓRIOS COWORKING?

 

Existem formas diferentes de participar desse ambiente: você pode alugar o espaço por hora, diárias e até por mês, nesses pacotes o cliente tem acesso a diversos serviços como secretárias, salas individuais para reuniões, internet, possibilidade de cadastrar o endereço para possíveis correspondências e até cafezinho. Alguns possuem estrutura dentro e fora do escritório como lounges, varandas e terraços.

 

Cada escritório possui sua tabela de preços e serviços, mas uma coisa todos tem em comum: a facilidade para trabalhar e a redução de custos.

 

 

OS COWORKINGS VÃO ABOLIR OS ESCRITÓRIOS TRADICIONAIS?

 

Particularmente acredito que não, mas vão diminuir a necessidade deles. Algumas empresas necessitam de um espaço para que um grupo tenha acesso a sistema de informação, documentações e etc, mas não é o nosso caso. Hoje quem trabalha com Marketing Digital precisa ter um computador e acesso à internet e o resto fica por conta das sacadas e dos conhecimentos para fazer o job acontecer.

 

POR QUE IR A UM ESCRITÓRIO VIRTUAL E NÃO FICAR EM CASA?

 

Quem conhece a liberdade de trabalhar onde quer e a hora que quer não gosta de ficar o tempo inteiro dentro de casa, pois precisa ver ambientes diferentes, conhecer pessoas e buscar ideias no mundo real para aplicar no virtual. E esses locais unem os dois ambientes.

 

Não precisa estar lá todos os dias, mas quando estiver cansado do home office poderá visitar um desses escritórios.

 

Você já utilizou algum espaço compartilhado? Comenta aí como foi sua experiência.

Posts Relacionados