Para estimular a criação e divulgação de sites, aplicativos ou softwares voltados para fins educativos, foi lançado a edição 2015 do Prêmio Hipertexto. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho . A iniciativa é promovida pelo 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias da Universidade Federal de Pernambuco. Ideias de todo o país podem participar.

 

Como participar?

 

O Prêmio Hipertexto busca destacar as boas iniciativas do uso de tecnologias para a aprendizagem. Trata-se de um estímulo ao constante desenvolvimento de novas tecnologias educativas. A iniciativa é dividida em duas categorias: Aplicativo Educacional e Arte Digital Educativa. Nelas, podem concorrer projetos nas áreas literária, plástica, musical, fotográfica e cinematográfica, todos mediados por dispositivos como desktops, laptops, tablets ou smartphones.

 

Quais serão os critérios de seleção?

 

Os projetos inscritos no prêmio serão avaliados de acordo com a relação com o tema do Simpósio  e  a aplicação da ideia para solução de um problema educacional existente em uma ou mais disciplinas do currículo do ensino fundamental.

 

Haverão ainda elementos específicos para a escolha dos premiados em cada categoria. Os projetos de aplicativos educacionais serão julgados nos quesitos de usabilidade (interface amigável, clara e interativa), abrangência e flexibilidade do app, uso correto do português e conteúdo rico em referências, além da viabilidade técnica.

 

Na categoria arte digital educativa, os critérios serão criatividade e estética, abrangência, relacão do projeto com temas que despertem a reflexão pedagógica, uso da língua portuguesa e coerência na interação entre as formas artísticas (visual, gráfica ou sonora), e navegabilidade.

 

Quais serão os prêmios?

 

Haverá prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados que ganharão também hospedagem no Recife durante o período de realização do 6º Simpósio Hipertexto, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Os 10 trabalhos mais bem avaliados farão parte da exposição Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais montada durante o evento. Os projetos selecionados terão seu potencial de mercado avaliado pelos congressistas e parceiros convidados. Além disso, seus representantes terão o direito de participar livremente de todas as atividades do evento.

 

Os vencedores serão anunciados no dia 30 de outubro.

Posts Relacionados