Qual é a principal diferença entre o seriado Chaves e a série A Guerra dos Tronos?

 

Ignore o gênero e a classificação e vamos nos ater ao título desse artigo.

 

Tanto um como o outro são garantia de audiência para suas respectivas emissoras. Mas enquanto estamos habituados a assistir a um episódio de Chaves de forma aleatória, já que este não segue uma programação fixa e pode chegar a nós a qualquer momento (ou não), a transmissão de um episódio de A Guerra dos Tronos (até a publicação desse artigo) é um evento mundial com direito a comentários em tempo real e discussão sobre o mesmo através das redes sociais.

 

Se num sábado, na hora do almoço, ao ligar TV eu me deparar com um episódio de Chaves e resolver assisti-lo despretensiosamente, à noite tentarei pegar no sono sem muito êxito pela expectativa da noite seguinte: Domingo à noite tem Guerra dos Tronos.

 

Assim podemos pensar sobre o cronograma de um canal no YouTube.

 

Por mais que sua audiência ame os seus vídeos, se não houver um dia e uma hora certos para que seus vídeos novos possam ser acessados, a grande maioria não vai ter ideia nem sequer de que saiu vídeo novo quando você publicá-lo.

 

 

CONFORME O MANUAL

 

Um produtor que leva isso muito a sério é o Iberê Thenório do Manual do Mundo, canal que ensina desde experiências científicas e tutoriais de “Faça Você Mesmo” a truques e peripécias que podem ser feitas com coisas que você encontra em casa.

 

“Sempre que me perguntam qual é o primeiro passo para abrir um canal no YouTube eu sempre falo ‘O primeiro passo é você conseguir fazer um vídeo por semana. Se você não conseguir fazer um vídeo por semana você não vai ter um canal no YouTube. Esquece!’” declarou ele para o canal Escola de Criadores de Conteúdo do Youtube.

 

Iberê é tão rígido com a periodicidade do seu canal que para mantê-la ele já fez vídeos até mesmo da cama do hospital.

 

Desde o ano de 2010 ele posta vídeos de experiência científica na terça feira. Até a vez em que ele foi socorrido com uma pedra no rim, mas mesmo assim fez questão de manter seu cronograma nem que pra isso tivesse que fazê-lo como no vídeo abaixo.

 

 

 

HORÁRIO NERD

 

O Jovem Nerd, portal que explora elementos da cultura pop com bom humor e irreverência é um dos empreendimentos mais bem sucedidos do segmento no Brasil com podcast, loja virtual e outros canais além do próprio canal homônimo no YouTube.

 

Antes de o mix da programação ter as opções que eles têm hoje, as publicações fixas semanais em seu canal eram basicamente o NerdOffice e o NerdPlayer. O problema é que para quem queria acompanhar o primeiro, no qual os produtores comentam assuntos relevantes do universo da cultura pop e mostram lugares e cenários, o segundo que se baseia em games jogados pelos mesmos de modo totalmente despretensioso, cujo o único objetivo é a bagunça em si, poderia não ter a mesma relevância. Ou vice e versa.

 

Como então acompanhar a programação de maior interesse sem surpresas ou frustrações?

 

A resposta é bem simples.

 

O NerdOffice vai ao ar nas quartas feiras, sempre às 11:00 horas da manhã. Já o NerdPlayer é publicado na segunda feira, mesmo horário.

 

E foi numa viagem que os produtores tiveram prejuízo de um vídeo a ser enviado para uma dessas quartas feiras. Para não interromper a periodicidade resolveram improvisar um programa com o editor, Anderson Gaveta que já foi apresentado num artigo anterior. O resultado foi o vídeo abaixo.

 

 

 

O que aconteceu foi que o formato improvisado pelo substituto fez tanto sucesso que ele passou a ter um quadro recorrente no NerdOffice vindo a se tornar um canal próprio com seu nome e uma audiência fiel que cresce de maneira fenomenal.

 

 

É PRECISO QUEBRAR ALGUNS OVOS

 

Embora tratem praticamente dos mesmos temas que o Jovem Nerd, o canal Omelete usa uma abordagem muito diferente. Num formato mais crítico e sóbrio, quadros distintos eram enviados em “blocos” de vídeos separados sempre às sextas feiras, com o Hiperdrive (notícias rápidas) durante a semana.

 

Hoje, os diferentes blocos são publicados cada um em um dia específico da semana.

 

Segundas, terças e quintas, 20 horas: OmeleTV – quadro regular com opinião dos produtores acerca dos temas apresentados.

 

Quartas feiras, 20 horas: Bloco X – o ponto de vista das mulheres do canal sobre os assuntos escolhidos por elas.

 

Sexta feira, 20 horas: OmeleTV Ao Vivo – transmissão do programa em tempo real

 

Hiperdrive: Segunda a Sexta às 18 horas.

 

As vantagens dessa quebra por dias da semana é que além de ter vídeos todos os dias, fica bem mais fácil de acompanhar cada um de modo individual do que ver uma enxurrada de vídeos chegando de uma vez, ainda mais na sexta feita à noite. Fora que quem quiser continuar deixando para assistir tudo na sexta, ainda tem essa opção.

 

O canal começou essa programação atual como um teste e caso desse certo, continuariam. Conforme no começo do vídeo abaixo.

 

 

Pelo visto deve ter dado certo.

 

Digaí nos comentários se você segue a programação de algum canal no YouTube ou deixe suas perguntas que ficaremos muito felizes em responder.

 

E como sempre:

 

Muito sucesso para você!

 

Conheça o e-book “7 Lições Que Aprendi Com os Youtubers de Sucesso”, do Felipe Pereira, clicando no link:
BAIXE AGORA!

Posts Relacionados