O YouTube é uma mídia social.

 

Eu sei que isso soa muito óbvio, mas será que você se lembra disso sempre que está produzindo conteúdo em vídeo para essa plataforma?

Infelizmente ainda há muita gente que, na prática, não faz distinção entre o YouTube e a televisão tradicional que, aliás, está adotando um dos seus principais diferenciais da plataforma de vídeos da Google: a conversa.

 

Para ter engajamento nessa comunidade é vital fazer uso desse que é o coração de toda rede social, atendendo ao propósito pelo qual ela foi desenvolvida e, por consequência, colher reciprocidade.

 

 

VOCÊ SABE COM QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO?

 

Sim. Como sempre, tudo começa pelo seu público alvo. Afinal, se você quer chegar até ele, tem que falar diretamente com ele.

 

Sim. Ele. Ou ela.

 

Uma grande diferença no consumo de vídeos na internet é que, usualmente, você não está falando com uma plateia ou família reunida no sofá. O consumidor desse tipo de conteúdo costuma estar sozinho a pouca distância da tela do seu computador, smartphone ou tablet. Portanto, você vai estar “cara a cara” com ele. E pode gerar o efeito “olho no olho”. Uma comunicação próxima. Direta. Pessoal.

 

A pessoa em frente à tela espera se conectar com alguém que está falando diretamente com ela. É como entrar em um clube e procurar sua turma. Ao sentar a uma mesa específica você vai ouvir alguém falando com quem está nela.

 

 

LENTE DE CONTATO

 

Um vínculo pessoal é estabelecido quando você consegue visualizar sua persona através da lente de sua câmera. Como se ela estivesse espiando por um olho mágico. E de fato está. Só que de um modo que vai além de todo o tempo e espaço.

 

Atrás da lente, alguém pode estar te vendo dez anos mais tarde. Do outro lado do mundo.

 

E essa pessoa estará mais próxima de você do que a que assiste a um vídeo datado e destinado a um raio geográfico limitado.

 

Essa proximidade também não será alcançada falando como um âncora de telejornal em horário nobre. Vlogs e gameplays, os formatos mais populares, não são nada mais do que um bate papo informal entre amigos.

Isso não significa abrir mão de uma postura profissional, mas se permitir ser espontâneo e puxar uma cadeira para que sua persona sente e desfrute de uma boa conversa. O que já se faz por meio de Skype ou Hangout hoje em dia.

 

Olhe nos olhos refletidos pela lente da câmera e proporcione uma experiência pessoal, deixando a porta para que sua persona volte. Basta um clique.

 

 

A PORTA TEM QUE ESTAR ABERTA

 

Embora não pareça, até mesmo canais com vídeos baseados em roteiros previamente estabelecidos podem fornecer uma atmosfera de conversa.

 

O Porta dos Fundos, por exemplo, além do tão famoso canal de sketches tem também o fundosdaporta, dedicado a mostrar os bastidores das filmagens; e Portaria, que junta membros do elenco e da produção para compartilhar suas perspectivas sobre seus trabalhos e o que o canal abrange.

 

Outro canal de sketches, o Parafernalha também conta com uma aproximação mais pessoal por meio de canais alternativos de seus colaboradores, entre os quais o que tem maior destaque é o Daily Vlog de Felipe Neto, seu idealizador.

 

Daily Vlogs (vídeos pessoais diários) e Second Channels (segundos canais) têm se mostrado uma tendência de engajamento inacreditável, fazendo com que seus produtores vivam quase que um reality show, justamente porque o expectador quer participar mais da vida daqueles que ele acompanha.

 

Pense como você pode aplicar o mesmo no seu canal.

 

O desafio então é ser próximo e manter uma conversa constante, mantendo-se focado em continuar sendo relevante com assuntos interessantes para que sua audiência queira continuar conectada.

 

Afinal, a última coisa que você é que seu público se esqueça de você ou pior: enjoe.

 

DIGAÍ nos comentários quais “YouTubers” têm a conversa mais engajadora na sua opinião.

 

Muito sucesso para você!

 

Conheça o e-book “7 Lições Que Aprendi Com os Youtubers de Sucesso”, do Felipe Pereira, clicando no link:
BAIXE AGORA!

Posts Relacionados