Você já parou para pensar como é possível que garotos e garotas sem a devida qualificação em marketing digital ou empreendedorismo esbanjem uma audiência composta por milhões de seguidores dispostos a atender qualquer chamada para a ação que lhes for oferecido, enquanto verdadeiros profissionais da maior referência na área alcançam o ponto mais alto do seu sucesso com algumas dezenas de milhares de seguidores?

 

A primeira coisa que devemos esclarecer é que isso não significa nada sem um objetivo claro.

 

Afinal, o mais importante não é quantas pessoas você alcança, mas sim, se você alcança as pessoas certas.

 

Para alguns produtores, seu avatar (ou persona) é tão específico que não se encontra tantos exemplares, contudo, esses estarão dispostos a pagar quanto for necessário para adquirir determinado produto ou serviço já que seus casos são mais exclusivos.

 

Já quando se trata de capital social, outros produtores consideram que quanto mais visibilidade e posicionamento, mais oportunidades podem ser aproveitadas e mais portas podem ser abertas.

 

Um dos meios mais efetivos para conseguir tal posicionamento é a produção de vídeos para o YouTube, que pode ser considerada hoje uma verdadeira “Fábrica de Celebridades Digitais”.

 

Esse fenômeno tem chamado a atenção dos próprios executivos do YouTube e levantado uma série de estudos de caso cujos resultados podem ser analisados por qualquer um que tenha o interesse.

 

Diante desses resultados, temos modelos que nos direcionam a estratégias mais assertivas dentro da rede social.

 

Lembrando que não estamos falando de leis ou regras, mas trata-se de um modelo baseado nos resultados do estudo mais de mais de um ano do YouTube Creators Academy (Academia de Criadores do YouTube) sobre os produtores de conteúdo mais bem sucedidos na plataforma de vídeos mais popular do mundo.

 

 

SHAREABILITY (POTENCIAL DE COMPARTILHAMENTO)

 

O primeiro fundamento de uma lista de critérios estabelecidos pela Youtube Creators Academy é uma coisa chamada Shareability, ou seja, o potencial de compartilhamento.

 

Ser compartilhado é a melhor propaganda boca a boca para um produtor de conteúdo, principalmente porque isso se trata de um ato legítimo e voluntário, o que traz credibilidade para quem recebe o conteúdo compartilhado (geralmente, amigo ou familiar daquele que compartilhou).

 

Por mais óbvio que pareça, a primeira coisa a ser pensada sobre um conteúdo que você quer que tenha um grande alcance é: “Os expectadores vão compartilhar esse vídeo?”.

 

Nossa tendência é ter certeza absoluta de que nosso conteúdo será compartilhado porque, afinal de contas, estudamos muito e trabalhamos duro para realizar um bom trabalho.

 

Contudo, qual tem sido a média de compartilhamento do seu conteúdo hoje?

 

Se você acha que poderia melhorar, é melhor prestarmos atenção à opinião de quem realmente tem acertado.

 

 

Palavras de quem sabe

 

Richard Wiseman, do canal Quirkology, diz: “Acho que o segredo é realmente fazer vídeos que as pessoas queiram compartilhar com seus amigos, é simples assim – se você faz um vídeo que alguém assiste uma vez e só, bem, vai obter um número X de visualizações, mas se disserem: ‘espera, Fulano e Cicrano também vão gostar disto’, vão começar a espalhá-lo, você atrai mais pessoas. Então, acho que o importante é fazer vídeos que as pessoas queiram compartilhar”.

 

Para que o compartilhamento faça sentido, a pergunta que deve ser feita é “Por que meu público alvo compartilharia meu vídeo?”.

 

Uma dica que Matt Koval produtor e estrategista do YouTube, dá é bem simples: “Veja a última coisa que você compartilhou nas redes sociais e se pergunte: ‘Por que foi que eu compartilhei isso?’”

 

Kevin Lieber, do canal Vsauce2 diz: “Adoro compartilhar vídeos que acho realmente incríveis – coisas que você nunca viu antes. Algo novo. Algo inovador e estimulante. Algo que você vai querer compartilhar depois de mim”.

 

Dois produtores de sucesso absoluto são Rhet e Link, que além de um canal com músicas e sketches também apresentam um programa matinal diário na plataforma. Sobre compartilhamento, Rhett McLaughlin diz: “Podemos resumir este vídeo em uma frase que seja facilmente entendida e que também seja instigante ao ponto das pessoas terem vontade de compartilhá-lo?”.

 

O parceiro de Rhet, Link Neal, diz: “O ponto é, se você não consegue resumir em uma frase, vai levar mais tempo para alguém explicar do que se trata quando tentar compartilhar. Você quer criar um vídeo que, em um nível conceitual, seja fácil de compartilhar”.

 

O que seu público escreverá quando compartilhar o seu vídeo?

 

Se você pode fazer um vídeo com potencial de compartilhamento isso realmente pode ajudar a construir uma audiência sólida e crescente. O que é um capital social e tanto.

 

Saiba mais sobre da YouTube Creators Academy:

 

 

DIGAÍ nos comentários qual foi o último vídeo do YouTube que você compartilhou e razão que te levou a fazer isso.

Muito sucesso para você!

Posts Relacionados