É o Papa Francisco! Ele foi considerado a pessoa mais influente do mundo no Twitter pela pesquisa Twiplomacy. O Papa tem mais de 16 milhões de seguidores que acompanham seus nove perfis no Twitter. É muito, mas sabemos de celebridades com muito (muito!) mais followers do que o Papa. O que acontece é que ninguém no mundo tem seus posts tão replicados quanto Francisco. Cada mensagem postada por ele recebe, em média, 9.229 retuites!

 

 

E quem tem mais seguidores?

 

E olha que o Papa Francisco nem o é o líder mundial com mais seguidores no Twitter. Esse título pertence ao presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Ele tem 44 milhões de followers, muito mais do que o Papa Francisco. Mas a pesquisa mostrou que, mesmo com vantagem numérica, Obama não consegue ser tão influente como Francisco. Os post do presidente americano recebe, em média, 1.210 retuites.

 

 

O que é a pesquisa?

 

O Twitplomacy é uma pesquisa anual realizada pela agência Burson-Marsteller. Eles analisam a presença digital dos líderes mundiais e divulgam quem está tendo impacto positivo, quem não está mandando muito bem e como são as relações deles com seus públicos no Twitter. Nossa presidente Dilma já leu puxada de orelha do Twiplomacy por não atualizar seu perfil. Deve ter surtido efeito porque ela atualmente mantem uma conta bastante ativa. Este ano, o Twitplomacy expôs líderes que só usaram o Twitter durante suas campanhas eleitorais. Feio, feio.

 

 

Mas, espera, esse líderes escrevem seus próprios tweets?

 

A resposta rápida é: não. A pesquisa mostrou que de todos os líderes analisados, apenas uns poucos realmente escrevem “de próprio punho” as mensagens divulgadas em seus perfis no Twitter. As exceções destacadas pelo estudo são o presidente da Estônia, o presidente do Conselho Europeu, o ministro das relações exteriores da Letônia e o primeiro ministro da Noruega.

 

O mais legalzão dos líderes que escrevem seus próprios tweets é o primeiro ministro da Finlândia, Alex Stubb. Ele, que faz a bondade de tuitar em inglês de vez em quando,  posta sobre política, claro, mas fala também sobre sua (incrível) vida de atleta e rola até umas selfies. Stubb até já co-escreveu um guia sobre como usar melhor o Twitter!

 

 

Mas quem tem mais seguidores no mundo?

 

Ok, mas, líder mundial ou não, quem é a pessoa mais popular no Twitter?

O ser humano com mais seguidores no Twitter continua sendo a cantora Katy Perry com 69 milhões de followers (!!!)

 

Mais sobre o “Papa Tuiteiro” aqui

 

Mais sobre Katy Perry aqui

 

E vocês? Quando foi a última vez que vocês conseguiram 9 mil retuites?

 

 

 

 

Posts Relacionados