É sempre bom ter colegas de trabalho que ajudam nas tarefas diárias, conversam sobre suas ideias e tira suas dúvidas sobre passos a serem tomados dentro da empresa. E especialistas em diversas áreas tem se encontrado em grupo no Facebook com esse intuito, além de promover contratações, encontros. estudos e parcerias. A interação é ampliada com a convergência de outras mídias sociais como LinkedIn, Pinterest e Twitter para tratar dos temas que mais atraem o campo profissional nessas plataformas.

 

 

LinkedIn é uma das mídias mais exploradas

 

 

Em pouco mais de um ano de existência, o grupo “LinkedIn Brasil de A a Z” acabou de ultrapassar quatro mil membros e todos se reúnem para discutir o conteúdo relacionado ao site de rede social e explorar o máximo seu potencial. A proposta também se estende para exibir cases de sucesso e de erros cometidos, assim como dicas de como melhorar o currículo, portfólio e conseguir se aproximar de empresas desejadas. No ano de 2014, foram realizados dois encontros entre os integrantes e eles também podem se conhecer através das palestras ministradas pelo administrador do grupo  e Social Media da Editora Globo, Cristiano Santos.

 

 

10357446_1470553116563305_8783110165276245453_n
Primeiro encontro de membros grupo LinkedIn Brasil – De A a Z, no Starbucks Paraíso, para discutir carreira, oportunidades e parcerias. O terceiro será organizado em breve. Foto: Thiago Mello

 

 

“Além do aprendizado constante por ali a respeito de tudo sobre o LinkedIn, já recebi mensagens de colegas que passaram a atualizar seu perfil com mais frequência nessa rede social profissional observando os debates e conseguiram conquistar um novo emprego”, conta Cristiano sobre os frutos colhidos pelos integrantes do grupo. Os resultados ainda se estendem pela relevância que ele tem fora do Facebook. “Além disso, temos um grande orgulho de sermos um dos maiores grupos do mundo sobre LinkedIn em número de usuários e com praticamente 0% de spam. Vale também lembrar que o grupo possui membros de várias cidades do Brasil, inclusive funcionários do próprio LinkedIn estão ali presentes acompanhando e participando das conversas”, conta.

 

 

Cristiano também administra os grupos recém criados “Pinterest Brasil – De A a Z” e “Snapchat Brasil – De A e Z”, ambos com mais de 100 membros. “A proposta é bastante similar: discutir conteúdos, notícias, novidades, dicas, etc, sobre essas redes sociais. Há também alguns projetos em andamento em comemoração aos quatro mil membros do LinkedIn Brasil – De A a Z  que serão divulgados em breve, além de propostas de expansão que estão sendo analisadas. Logo mais, novidades”.

 

 

Convergência de mídias

 

 

Com 4.386 membros, o grupo #EraTransmídia reúne comunicadores e profissionais de diversos segmentos para discutir a ação  de divulgação de posts em multiplataformas de mídia, seja por gadgets como tablets, ultrabook e smarthphones ou por sites de redes sociais, como no YouTube e Twitter, além de trocar estratégias de marketing, notícias de lançamento de startups e negócios e anunciar projetos paralelos criados pelos usuários.

 

 

Diretoria do Era Transmídia, formada por Rodrigo Arnaut, Solange Eiko,  Dimas Dion, Sérgio Bicudo, Rodrigo Terra, Rodolfo Oliveira,Karin Ludwing, Fabio Hofnik e André Filippe. Foto: Luanda Moraes.
Diretoria do Era Transmídia, formada por Rodrigo Arnaut, Solange Eiko, Dimas Dion, Sérgio Bicudo, Rodrigo Terra, Rodolfo Oliveira,Karin Ludwing, Fabio Hofnik e André Filippe. Foto: Luanda Moraes.

 

 

As reuniões são semanais na cidade, entretanto, membros de outras localidades podem acompanhar via streaming, possibilitando a troca de informações ambientadas em várias situações, envolvendo problemas de cada cidade. Os assuntos discutidos envolvem temas como transmedia storytelling, cinema, televisão, novas mídias, planejamento estratégico em comunicação, brainstorming.

 

A organização é feita por líderes que destacam as atividades a serem feitas pelo grupo, junto com um conselho que define os assuntos prioritários. Eles também possuem pesquisadores que desenvolvem os projetos do grupo e atividades de pesquisa. Todos de forma colaborativa e voluntária. No ano passado, o Era Transmídia tiveram seis apresentações na Campus Party, abordando empreendedorismo, entreternimento, live e play, startups, entre outros, além de palestra no RioContentMarket, artigos para a Adnews e participações na banca da FAAP, Big Data Week, painéis no YouPix e mais de 15 ações, entre palestras, gestão e cursos

 

 

Cultura e E-commerce também são explorados por grupos no Facebook

 

 

Trocando ideias sobre produção e desenvolvimento de histórias, links com cursos e matérias sobre o segmento e experiências com o processo editorial até chegar nas livrarias, o grupo “Escritores ajudando outros escritores”, possui mais de 16 mil membros que se ajudam para fomentar a literatura no Brasil. “Estamos sempre em evolução, seja nas regras quanto na interação. Criamos uma página com o intuito de troca de divulgações e links externos, desde antologias abertas a sites com dicas”, conta Alec Silva, um dos administradores. Sobre o feedback dos usuários quanto às informações que circulam, ele conta que recebe muitas sugestões e agradecimentos. “Como sou um moderador menos evidente muitas vezes, outros administradores estão mais ligados. Só posso dizer que é gratificante ver que o grupo consegue ajudar alguém”, destaca. Os usuários marcam encontros como palestras, workshops e lançamentos para se conhecerem.

 

 

O grupo “E-commerce Brasil” é uma excelente fonte de informação para quem quer se atualizar e aumentar as vendas e experiência do usuário na sua loja virtual. Com 9.801 membros discutindo estratégias de negócios, oficinas de capacitação, eventos sobre comércio online, arquivos contendo aulas e pesquisas e sugestões de plataformas digitais, os visitantes podem modernizar seu estabelecimento e site de compra, tirar suas dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre as melhores táticas do segmento. Eles também lançaram o Fórum E-Commerce, onde usuários podem discutir e lançar enquetes sobre os temas: clientes, marketing, operação, gestão, produto e plataforma.

 

 

A inscrição nesses grupos de discussão no Facebook podem aumentar seu destaque e posicionamento no mercado, pois possibilita conhecer profissionais de diversas partes do país e do mundo, promovendo o network, seu currículo, domínio do assunto discutido e até um vaga de emprego. Basta apenas se apresentar e contribuir para o crescimento dos usuários através do seu conhecimento e experiência de mercado.

Posts Relacionados