Quando a gente começa a empreender no mundo digital, é comum ficarmos perdidos no meio de tantas oportunidades de Marketing nas Mídias Sociais.

 

Aí nessa hora, a gente se pergunta: por onde começar?

 

Trouxe aqui neste post algumas ideias com base na definição dos 4 C’s do maketing nas mídias digitais pela autora Susan Gunelius: 1. Criando Conteúdo; 2. Compartilhando Conteúdo; 3. Contatos; 4. Construindo uma comunidade.

 

 

Criando Conteúdo

 

Ferramentas mais populares: WordPress, Blogger, YouTube, Vimeo, iTunes, Flickr

 

Criar um conteúdo fantástico é a “pedra fundamental” de uma boa estratégia de marketing para as mídias sociais. Conteúdos interessantes e valiosos geram relacionamentos. Crie um conteúdo que realmente represente você e sua empresa.

Vale começar um blog, criar vídeos online, podcasts, fotos, e-books, webinários. Use a criatividade!

 

 

Compartilhando Conteúdo

 

Ferramentas mais populares: Twitter, Tumblr, Digg, Reddit, Slideshare

 

Não basta criar o conteúdo. Para provar o seu valor, compartilhe sua criação. Compartilhe links para seus posts em blogs, matérias interessantes, imagens, vídeos.

Você não deve se limitar a compartilhar somente seu conteúdo. Compartilhe também conteúdos que você aprecia de outros produtores (claro, sempre respeitando as regras de compartilhamento e direitos autorais). Isso enriquece o seu conteúdo e ainda lhe dá a chance de ser citado por alguém de mais influência online.

 

 

Fazendo Contatos

 

Ferramentas mais populares: Facebook, Linkedin

 

Hoje temos a vantagem de poder ter uma rede de contatos que inclui pessoas do mundo inteiro, sem que saiamos de casa!

Conhecer pessoas que compartilham os mesmos interesses facilita a construção de relacionamentos. Compartilhe suas produções com essas redes de contato e mantenha seu perfil sempre atualizado.

Através dessas redes você pode fazer negócios no futuro.

 

 

Construindo Comunidades

 

Ferramentas mais populares: Google Groups, Google+, Páginas do Facebook, Grupos do Facebook, Grupos do Linkedin, Fóruns

 

Encontre comunidades que tenham interesse nos seus produtos ou serviços. Entre nelas com espírito de realmente ajudar, fazer contatos e se relacionar com as pessoas que a integram. Não tente entrar somente para empurrar seus produtos e serviços. A ideia é gerar relacionamentos.

Se não encontrar as comunidades específicas, crie a sua. A vantagem das comunidades é a promover o contato entre empresa e público-alvo.

 

Posts Relacionados