Oie! Como você está? Tudo bem? Aposto que você lembrou da “Fantástica Fábrica de Chocolate” né? Kkkk

 

O que você pode aprender com esse filme? Qual a relação do “chocolate” com seu “conteúdo”?

 

A fábrica era uma grande rede de processos definidos e bem estruturados com um objetivo único: produzir chocolate. Por que não ter uma Fábrica de Criação de Conteúdo para agilizar seu processo de produção?

 

Em um post anterior, falei sobre como produzir um conteúdo relevante. Que tal agora dicas importantes para acompanhar o sucesso do seu projeto?
Mesmo que você tenha produzido um material muito bom, é preciso não esquecer da “logística” da sua fábrica. Essa logística vai desde do planejamento até a análise do desempenho do conteúdo produzido por você.

 

Veja as etapas de um bom processo de produção de conteúdo.

 

 

#1 Planejar

 

 

Como qualquer coisa em sua vida, tudo começa pelo planejamento. Sem isso, não saberá o que produzir, para quem entregar e como entregar.

 

Quando você está na fase de planejamento, pense em solucionar problemas das suas personas, como atrair a atenção delas. Aqui a regra de ouro “80 /20” se aplica facilmente. Produza 80% de materiais de nutrição e nos 20% restantes fale de vendas, da sua empresa.

 

Nessa etapa é importante que você tenha definido:

  • Sua Persona:  Para quem você vai produzir?
  • A Jornada do seu Comprador: Onde sua persona está no processo de compra? Está na fase de Conscientização? Consideração? Decisão?
  • Objetivos que você quer alcançar: Quais os objetivos?

 

Três boas práticas para buscar as informações iniciais para saber que sua persona está procurando:

  • Fóruns: Procure em fóruns de discussões sobre seu tema o que as pessoas estão perguntando, o que elas estão precisando, quais são suas dúvidas.
  • Novidades populares da Indústria: Quais as novidades do mercado? O que está sendo lançado?
  • Faq: O bom e velho “perguntas e repostas”. Nesse caso o trabalho mais difícil já está pronto. As dúvidas estão feitas e com respostas.

 

 

#2 Produzir

 

 

Seu planejamento está feito. Siga-o.

O trabalho de pesquisa já foi realizado. Por que mudar?
Com toda a informação que foi coletada, está tudo pronto para produzir.

 

Foque sempre em conteúdo voltado para conversão. Solicite que seu público faça algo:

  • Realizar um cadastro;
  • Deixar um comentário;
  • Avaliar um produto.

 

“Não produza material sobre você. Pessoas buscam soluções para seus problemas”

 

 

#3 Distribuir

 

 

Chegou a grande hora! Você sempre pensa que está faltando algo em seu material, nunca se encontra no estágio desejado. A perfeição não existe, sempre tem algo a melhorar.

 

O que pode ser feito é entregar conteúdo relevante da melhor forma possível.

 

Descubra onde seu público está. Mídias Sociais? Quais aplicativos que ela usa? Sites que frequenta?  Gosta de Vídeos? Disponibilize ao máximo de seu material nos canais frequentados por eles. A possibilidade de sucesso será maior.

 

Fica a dica: Não guarde o que você produziu dentro da sua gaveta. Distribua!

 

 

#4 Analisar

 

 

Agora é a hora da verdade. Seu material fez sucesso ou a performance foi abaixo do seu esperado?

 

a)      Em caso de sucesso: Por que fez sucesso? O canal distribuído foi o correto? O tema foi bem abordado? Aproveite o sucesso e aprenda mais. Repita os caminhos do sucesso para os próximos trabalhos. Com o sucesso, você aprende o que foi realizado corretamente. Evolua ainda mais!
b)      Foi abaixo do esperado: Não desista! Aprender com os acertos é mais fácil que com os erros – menos doloroso.  Errou? Não repita seus erros. Aprenda para não acontecer novamente. Melhore seus processos.

 

Vou deixar para você alguns KPI´s que podem te ajudar na análise:

 

a) Quantidade de Leads gerados: Quantos cadastros gerados?
b) Número de Inbound links conseguidos.
c) Performance por autor: Por autor? Sim. Por exemplo aqui no Digaí tem vários colunistas. Quais colunistas são mais lidos? Mais Compartilhados?
e) Performance por tópico: Seu tópico é bom? É de interesse do seu leitor?
f) Performance por  formato: Qual formato te gerou mais visualizações? Mais Compartilhamento? Foram Posts? Vídeos? Infográficos? Podcast?

 

 

#5 Repetir

 

 

Repita com base em tudo que você aprendeu. Simples, né!

 

Essa é a última fase do processo. Mas não se descuide dela.
Às vezes fazemos tudo certo e não aplicamos o conhecimento adquirido. Aprenda com seus erros e acertos.

 

Não recomece com base no “achismo”. Você tem os KPI´s para te ajudar. Trabalhe sempre com os fatos, números. Eles “raramente” mentem  :). Os números são seus amigos, tenha eles sempre ao seu lado.

 

 

Conclusão

 

 

Você vai montar sua “Fábrica de Conteúdo”?

 

Quando se tem um processo bem definido, nossas decisões ficam mais fáceis. Você já sabe o que fazer, como fazer, o que analisar.

 

Essas cincos etapas irão te ajudar muito no processo de criação, pois, são fáceis de aplicar, praticamente você já deve fazer sem perceber e o mais importante – dependem exclusivamente de você.

 

Aproveite esse processo ao máximo e me conte se você o aplicou. Sua fábrica funcionou? Não deixe de me contar.

 

 

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