Muitos dos novos pequenos empreendedores gastam tempo com marketing digital da seguinte forma: eles tem uma página no facebook, alimentam um blog vez ou outra com posts relacionados a seus produtos e serviços. E de vez em quando mandam um e-mail quando tem alguma venda a realizar.
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Se é essa receita que você tem utilizado, está na hora de mudar. Esse tipo de estratégia tem vida curta. Sabe por quê? Porque você precisa criar relacionamento com a sua audiência, através de seu conteúdo. Você precisa ajudar, muito mais do que vender. Primeiro, ajude. A venda será consequência.

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Entregue informação de qualidade

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Cultivar relacionamento implica que você seja consistente e marque presença nos canais que você escolheu entregando informação de qualidade e valor. Especialmente em tempos de crise, o Marketing de Conteúdo ganha cada dia mais força e importância como estratégia de sucesso (e até sobrevivência!).
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Se você não tem um blog, lembre-se que é uma ferramenta de baixo custo e que te ajuda a gerar autoridade. Se você tem, vá além dos posts sobre seus produtos e serviços. Utilize o blog para entregar conteúdo útil e relevante, consistentemente. Assim, você vai estabelecer uma relação de confiança e autoridade com sua audiência.

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Faça sua audiência se lembrar de você

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Outra maneira fundamental de relacionamento são os e-mails. Isso é praticamente mandatório para pequenos negócios que almejam sucesso online. Você pode estar pensando: mas se eu já tenho uma página no facebook, e um blog, preciso mesmo fazer uma newsletter (email)?

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E eu te digo o seguinte: sim, precisa. Você não tem controle sobre o facebook, sobre suas políticas, nada. Quanto ao blog, se você não utiliza um domínio próprio, também não tem nenhum controle. Isso quer dizer que se você utiliza uma plataforma gratuita, é o serviço que possui o “seu” domínio, não você.
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Quando você tem uma lista de e-mails, você está no controle. Além disso, as pessoas andam muito ocupadas e podem facilmente esquecer que você existe. Seus clientes são o tempo todo distraídos pelo excesso de informação.

Quando você manda um email para seu público, você está lembrando a ele que você existe e se importa com ele. Se você mantiver uma constância de bons conteúdos, sua audiência certamente vai começar a responder e você saberá que está criando relacionamento de valor.

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Isso é Marketing de Conteúdo: criar conteúdo de relacionamento com sua audiência. E o relacionamento, você sabe: é uma via de mão dupla. Você entrega valor e o público te entrega atenção. Você dá atenção e o público te dá valor (monetário, inclusive).
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Ao produzir conteúdo, explore a missão do seu negócio. Use seu marketing para mostrar o propósito e a personalidade de sua marca. Deixe que o seu negócio inspire e transpire sua missão. As vendas serão a consequência.

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E você? Já adota essas estratégias?

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