Se você já pensou em reformular ou criar um site ou blog na internet para você ou para seu negócio, já deve ter feito perguntas como:

 

  • Como deve ser meu novo site ou blog?
  • O que ele deve conter?
  • Por onde devo começar?
  • Como fazer para que ele atraia clientes?
  • Quem deve fazer meu site?

 

Essas são dúvidas muito comuns, que tiram o sono de quem está pensando em fazer um novo site. Como muitas pessoas encontram essas dificuldades, resolvi redigir esse artigo com 6 dicas poderosas para criar seu site ou blog. Isso é fruto de 12 anos de experiência à frente de uma agência digital – talvez você não saiba, mas esse é um dos meus outros empreendimentos além do Digaí! 🙂

 

No final, vou te contar o segredo dos meus sites e projetos web!

 

Vamos começar pela pergunta inicial…

 

Como deve ser meu novo site ou blog?

 

A resposta é: depende do seu objetivo.

 

Antes de mais nada, você deve estabelecer os objetivos da sua página na internet. Do que você está precisando?

 

Que as pessoas te conheçam? Que elas comprem mais do seu produto/serviço? Que elas leiam seu conteúdo e cliquem em seus banners? Que elas comprem produtos promovidos por você? Que elas tenham algum serviço online no próprio site?

 

Pense nas necessidades que sua página irá atender e concentre-se nelas. Todas as características da sua página devem contribuir para que essas necessidades sejam atendidas.

 

Por exemplo, um site pode ser usado por empresas para atrair clientes, fazer vendas online, oferecer serviços a quem já é cliente e também pode ser um negócio digital, como um blog.

 

Mesmo dentro dessa modalidade de blog, há vários interesses. Você pode estar interessado em aumentar sua visibilidade e trazer credibilidade para você ou sua marca, querer atrair tráfego massivo e ganhar dinheiro com Google Adsense, vender propaganda direto para agências e anunciantes, criar e vender infoprodutos ou ainda lucrar promovendo produtos de terceiros.

 

Qualquer que seja seu objetivo, você precisa estar atento aos 6 itens a seguir.

 

1. Conteúdo

 

Ao criar um novo site ou blog, você precisa estar atento ao conteúdo, que deve estar alinhado com o posicionamento do seu negócio. A linguagem deve ser adequada para o seu público-alvo, seja ela escrita, visual, em áudio, ou em vídeo.

 

Hoje estamos em um cenário de alta competição, o que levou o marketing baseado em educação e o marketing de conteúdo a estarem cada vez mais fortes. Você precisa construir uma relação de confiança com seu cliente em potencial e, para que ele confie em seu negócio, você precisa mostrar que entende do assunto.

 

Por conta disso, abuse de artigos, infográficos e vídeos, sempre com conteúdo útil para a sua audiência.

 

2. Mobile

 

Obrigatório nos dias de hoje.

 

Segundo uma pesquisa da IAB do ano passado, 72% dos brasileiros usam dispositivos móveis para acessar a internet. Quantas pessoas dirigem com o Waze? Quantas estão no ônibus conversando no Whatsapp ou Facebook?

 

Infelizmente, vários negócios têm sites que não são compatíveis com dispositivos móveis. Quando alguém acessa de um celular, encontra uma tela bem pequenininha ou toda desconfigurada.

 

Adivinha o que elas fazem quando veem isso… Você não quer perder essa audiência, quer?

 

3. SEO

 

Para que sua página apareça nas buscas, ela precisa de um bom SEO. Não estou falando de manipular os algoritmos do Google, mas sim em produzir um conteúdo de qualidade e atentar para as boas práticas dos buscadores.

 

Quantas visitas seu site recebe diariamente? Quantas são provenientes do Google?

 

Talvez você precise melhorar seu SEO…

 

4. Analytics

 

Uma excelente maneira de observar o desempenho de seu site ou blog é através das estatísticas do Google Analytics. Com ele, é possível verificar as páginas mais acessadas, quanto tempo as pessoas passam em seu site, de onde elas vêm e em que página de seu site elas vão embora, por exemplo.

 

Ele mostra inclusive quantas pessoas estão online em tempo real, o que é uma informação bem útil… Lembro-me de uma ocasião em que eu dei uma entrevista para o Mário Neto na CBN e um pouco depois que citei o endereço do meu site, as visitas começaram a aparecer!

 

5. Design

 

O seu site é a imagem do seu negócio. Você quer ser visto como um negócio profissional, de destaque, ou como um amador? Investir no design vai aumentar sua credibilidade e a percepção de valor do seu negócio.

 

Por falar nisso, atenção para as imagens. Você precisa trabalhar com imagens legalizadas em seu negócio, sejam elas gratuitas ou adquiridas em bancos de imagens. Nada de sair procurando imagens no Google Images e tomar um processo judicial!

 

Eu conheço pessoas e empresas que sofreram com isso. Os responsáveis pela criação dos sites não se preocuparam com os direitos autorais e publicaram imagens obtidas na internet sem que tivessem autorização. Os proprietários dos sites foram processados pelo fotógrafo e tiveram que pagar indenização!

 

6. Atualizações

 

Nesse ponto, qualidade é melhor do que quantidade. É preferível ter um site com menos atualizações e com conteúdo de qualidade, do que um que é atualizado diariamente com notícias copiadas de outro site.

 

Por que alguém vai entrar no seu site para ler uma notícia que ele pode ler em um grande blog, portal ou jornal online?

 

Você não precisa atualizar seu site diariamente, mas é importante que seu site seja desenvolvido em uma plataforma que você mesmo ou sua equipe possam atualizar sempre que necessário.

 

Agora, quem deve construir sua página?

 

Você tem basicamente duas opções: fazer você mesmo ou contratar uma agência especializada.

 

Existem várias opções na internet para você criar um site grátis, com configurações pré-determinadas. São serviços que geralmente hospedam seu site no domínio deles de graça (e mostram propaganda em troca disso) ou na versão paga.

 

Essa é a opção mais barata, mas para um resultado profissional, requer tempo e conhecimento. Você precisa ter conhecimentos de design, SEO, redação e às vezes até um pouco de programação, além da produção de conteúdo e pesquisa e aquisição de imagens.

 

Se você quer ter uma presença de qualidade e não tem tempo, conhecimentos avançados, nem disponibilidade para estudar tudo isso, você pode investir em uma agência como a Unu Soluções. Como diria um amigo meu: cada macaco no seu galho! 🙂

 

A Unu tem 12 anos de mercado e já atendeu centenas de clientes, desde instituições e empresas como o Banco Mundial, Confederação Nacional da Indústria, Unimed e TIM, até empreendedores digitais como o Sergio Ricardo Rocha, Dr. Vendas, e o Bruno Juliani da Abracoaching.

 

Além de websites e blogs, a Unu também atua com outros serviços, para que sua experiência digital seja completa. O segredo da criação de um site ou blog de sucesso é uma equipe experiente e multidisciplinar, com profissionais de programação, design, conteúdo e comunicação. Só isso é capaz de desenvolver um projeto realmente diferenciado que faça seu negócio se destacar na multidão.

 

Clique aqui para conhecer a Unu Soluções. E se você tiver interesse em desenvolver um website, a Unu está oferecendo uma condição especial aos leitores do Digaí.

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