Ideias de negócios, novas tecnologias e investimento na modernização de empresas aparecem todos os dias em jornais, mídias sociais ou até mesmo numa roda de conversa.

 

– “Ei, cara, tive uma ideia ótima para montar um negócio. Vamos investir nessa área e…”
– “Tudo bem, amigo. Mas, você já pensou em como vai estruturar essa ideia, como ela pode virar uma startup e que modelo de administração você vai seguir?”
– “Você faz perguntas demais. Não precisamos pensar nisso agora.”

 

 

Exoesphere

E com essa “desculpa” que alguns empresários acabam focando mais na proposta e menos na preparação para desenvolver o empreendimento. E procurando sanar essa necessidade, três empresários (um americano, argentino e italiano) se uniram para criar a Exosphere, um bootcamp (treinamento) de oito semanas que transforma indivíduos que idealizam um plano de negócio, em empreendedores que utilizam seu potencial para construírem uma empresa de sucesso.

 

 

O Bootcamp

Durante o período de aulas, os participantes recebem treinamento de segunda a sábado, das 8h às 18h, na praia de Reñaca, situada na cidade de Viña Del Mar, no Chile.  Cada semana é focada em um tema, como crescimento pessoal para a codificação, a partir do desenvolvimento de negócios para as vendas, startups e outros assuntos. A manhã é preenchida com discussões em grupo e sessões com cientistas convidados e mais sobre trabalho e prática. À noite, periodicamente são organizados jantares temáticos, com atividades a serem desenvolvidas. Alguns dos principais temas do bootcamp são: autoconfiança, anti-fragilidade, dedicação à realidade, adiar a gratificação, senso de comunidade e personalidade segundo Myers Briggs (pesquisador que identificava características e preferências pessoais) . Esses tópicos tem o objetivo de compreender as dificuldades que eles possuem e virão a ter, assim como a liberdade de ser um empreendedor.

 

 

EXO2
Brainstorming

 

 

Mais de trinta empreendedores participam do bootcamp duas vezes durante o ano. Empreendedores de todos os continentes procuram a Exosphere para aperfeiçoar suas ideias e conhecimentos. A faixa etária dos participantes varia de 18 a 60 anos, desde programadores e administradores, como atores, engenheiros e economistas. Após o treinamento, a instituição também estimula os participantes a ajudarem uns aos outros a longo prazo nos seus empreendimentos, criando uma comunidade de empresários colaborativos.

 

 

Exobase

 

 

Exobase em Curitiba
Exobase em Curitiba

Visando atender mais pessoas, a Exosphere também resolveu criar a Exobase, um treinamento de dois dias, 16 horas, em vários países ao redor do mundo, como Colômbia, Estados Unidos, Itália, Áustria, Alemanha e Hungria. Com o conteúdo baseado nos valores do bootcamp, o intuito é repensar a trajetória pessoal e profissional, além do que é indispensável para ser um empreendedor de sucesso. No Brasil, eles já passaram por Curitiba, São Paulo, Florianópolis. Belo Horizonte e São Paulo.

 

 

Missão

 

 

exo1
Participantes mostram seus experimentos.

 

 

De acordo com Skynner Layner, fundador da Exosphere, a missão do seu trabalho é ser uma instituição humana. Diretamente do Chile ele explica que “Nossa única ideologia é que a vida mantém-se com uma série de problemas a serem resolvidos, e que nosso significado vem do esforço contínuo para resolver esses problemas e nas relações forjadas durante o processo”. Para ele, o empreendedor é um estado de espírito, que mistura pluralidade de ideias e desenvolvimento interdisciplinar. “Queremos incubar equipes que são sérias sobre a resolução de problemas reais para pessoas reais. As equipes são comprometidas com seu próprio crescimento pessoal, não apenas como empresários, mas como indivíduos. Queremos ajudá-los a serem solucionadores de problemas”.

 

Para 2015, a Exosphere também pretende voltar a várias cidades que eles já foram fazer o curso, além de fazer a Exobase pela América Central, Europa e África. Em breve, informações sobre data, local e inscrições serão publicadas no site oficial. Para os que estão interessados a participar do bootcamp, Skinner dá um conselho para o empreendedores que darão o primeiro passo no seu negócio. “Concentre-se nas pessoas. Comece montando a equipe certa para se cercar e trabalhar juntos”.

Posts Relacionados