Vic Gundotra, o engenheiro que liderou o desenvolvimento do Google Plus, deixou a empresa no último dia 24 e a saída levou muitos especialistas a investigarem o suposto fim da ferramenta. Há quem já declare o Google Plus finado. Outros especulam sobre possíveis mudanças estruturais na rede. Enfim, é quase certo que novidades importantes venham por aí em breve.

 

 Mas a pergunta que não quer calar neste caso é: o Google Plus vai fazer falta?

 

 

Mas vamos começar do começo. E a princípio é o seguinte: o Google Plus não vai morrer agora. Apenas deixará de existir como uma rede social e passará a ser uma ferramenta integrada a outras plataformas Google. Uma matéria do Tech Crunch afirma que os funcionários que trabalhavam no Google Plus, em torno de mil profissionais, já estão sendo deslocados para atuar na divisão de Android da empresa.

 

Supostamente, a missão agora é trabalhar na integração do Google Plus com as outras aplicações Google. Lembram quando os comentários do YouTube passaram a ser expostos também no Plus? Pois bem, vai ser por aí. A polêmica em torno desta união foi grande na época do lançamento e a novidade não foi muito bem recebida pelos (muitos!!!) usuários do YouTube, que se sentiram forçados pela Google a usar o Plus mesmo sem eles quererem. Há quem garanta que foi exatamente a discordância de Gundrota sobre essa integração que deu início aos problemas dele com a empresa.

 

Até o momento, o Google tem negado os boatos sobre o fim do Plus. Afirma apenas que está reestruturando o setor de mobile e que, por isso, alguns funcionários estão sendo realocados. De todo modo, não está se falando do fim total da ferramenta. Apenas uma integração maior com Gmail e o YouTube, por exemplo. Já se espera, por exemplo, que o time de fotos do Google Plus comece a trabalhar em formas de utilizar as inovações apresentadas do G+ em ferramentas mobile. Então vamos ficar de olho no que vem por aí.

 

Vocês não acham que esse era o objetivo do Google desde o início? Eles sempre disseram que não queriam competir com, por exemplo, o Facebook!

 

Vocês acham que é simplesmente natural que a Google esteja investindo em mais pessoal para Android já que as plataformas estão mais mobile do que nunca (o Facebook também aumentou sua equipe nesta área)?

 

E a pergunta lá de cima?

 

Você vai sentir falta do Google Plus se ele realmente acabar?

Eu listei os aspectos que farão falta para mim, e aqueles que nem tanto.

 

O que não fará falta

 

  • Pouca interação;
  • Pouca resposta para os posts feitos na rede.

 

O que fará falta

 

  • Google Hangouts!!! (Por favor, não acabem com o Google Hangouts!);
  • Upload automático de fotos do celular direto para o Google Plus;
  • Opção “party mode” que fazia com que fotos tiradas fossem compartilhadas automaticamente com um grupo escolhido de amigos pela duração determinada do evento;
  • Grupos de discussões, que eram muito mais interessantes do que os do Facebook;
  • Interação com pessoas desconhecidas sobre temas de interesse profissional (sério, para mim isso acontecia de uma forma muito mais interessante do que no LinkedIn ou, claro, no Facebook);
  • Interface bonita, bacana e fácil de usar.

 

E para você? Digaí!

 

Posts Relacionados