Se enviar mensagens contando apenas com a internet parecia ser ótimo,  imagina só conversar com qualquer pessoa contando apenas com o Bluetooth? Pois essa é a proposta do Firechat, que chegou neste sábado na Play Store e já está disponível na Apple Store, sendo este usando a tecnologia recente do iOS 7 chamada Multiplayer Conectivity Framework (MFC).

ChatBoard Final

 

 

O Firechat consegue criar uma rede usando o WiFi Direct e o Bluetooth do smartphone ou tablet, a partir daívocê pode conversar com qualquer pessoa. Como essas tecnologias permitem encontrar diversas pessoas em uma determinada região, você pode se relacionar não só com seus contatos, mas também com pessoas que ainda não conhece, aumentando sua rede de amigos.

 

Única sala de bate-papo

 

FireChat

 

Após fazer o cadastro, o usuário é inserido numa interface onde ele encontrará as pessoas disponíveis naquele lugar. O bate-papo funciona numa área aberta única, como em uma conversa em grupo, onde todos podem discutir ao mesmo tempo.

 

Ele também contém a ferramenta ”Nearby” que localiza as pessoas próximas ao usuário. Os contatos ficam apresentados no chat e podem sumir conforme o deslocamento ou aparecer, caso alguém que esteja usando o aplicativo esteja próximo.

 

Firechat ou WhatsApp?

 

firechat-screenshots

Em comparação com o app comprado pelo criador do Facebook, Mark Zuckemberg, que precisa da internet para funcionar e anexar arquivos, o Firechat sai na frente, devido a dispensa de conexão online, além de penetrar em áreas onde não existe acesso à rede, facilitando a comunicação entre pessoas em áreas afastadas.

Outro fator seria a publicidade, inexistente no WhatsApp, o que não significa que não possa existir futuramente no Firechat. O app precisa ganhar força e popularidade entre os usuários para ter interesse para os anunciantes. Para isso, o desenvolvedor da ferramenta precisará investir em propaganda para ganhar o Brasil.

Como existe apenas uma sala de bate-papo, é possível convidar pessoas de várias mídias sociais como Google +, Twitter, Tumblr e Foursquare para participar da conversa – claro, se eles estiverem perto da sua localização. O convite fica postado no perfil do usuário.

 

Então, se você estiver em um ponto de ônibus, em filas ou em áreas sem cobertura de operadoras, é uma boa hora para usar o Firechat e conversar com seus contatos, além de ter a chance de fazer novas amizades.

 

Você gostou da proposta do app? Nos conte o que você achou.

Posts Relacionados