Se você é designer ou profissional de criação, principalmente no que se refere ao projeto de interfaces, já deve ter ouvido falar muito de flat design nos últimos meses. Principalmente depois do lançamento do Windows 8 e sua interface inovadora e do controverso iOS 7 com a sua mudança de paradigma. Mas e então, tenho que mudar tudo para Flat agora? Ser ou não ser flat? Para responder essas perguntas, é preciso entender o que é Flat Design e como esse movimento veio cair no nosso colo.

 

 

Kit de interface flat gratuito no Behance

 

 

 

O que é Flat Design?

 

É uma filosofia (ou tendência) de design que privilegia a simplicidade e clareza nas formas. Como a tradução literal do termo (“design plano” ou “projeto plano”) dá a entender, são utilizados apenas os elementos visuais necessários para a composição da forma, prezando a funcionalidade.

 

Esteticamente, são eliminadas as bordas, gradientes, texturas e sombras e reflexos, visando a clareza visual. Alguns costumam dizer que é uma forma de projetar “visando o digital”, sem comparações (ou metáforas) com o “mundo analógico”.

 

Como o Flat chegou até nós?

 

Embora sempre estivesse lá, pronto para ser usado, o flat começou a se espalhar quando a Microsoft divulgou pelo mundo a sua interface Metro.

 

Interface Metro da Microsoft

 

De 2007, com o lançamento do iPhone, até meados de 2011, o mundo do design seguia pelo caminho do Skeumorfismo, que é quando os elementos de interface apresentam semelhanças com os objetos do mundo físico, o que os defensores dessa linha dizem que auxilia na intuitividade dos elementos de interface (um conceito que os defensores do flat também dizem, devido à simplicidade das suas formas).

 

Com o passar do tempo, o skeumorfismo nas interfaces passou a ficar muito comum e tudo parecia com o mundo real, cheio de texturas, dimensionalidades, sombras e detalhes. Com a interface Metro, as pessoas passaram a ver que as interfaces podiam ser visualmente de outra forma e ainda assim serem entendidas. E assim o flat se espalhou.

 

Flat é para mim?

 

Assim como os demais estilos e tendências de design foram sucedidos por movimentos contrários, provavelmente é o que há de acontecer com o flat. Foi assim com o art noveau e o art déco e outras filosofias de design. Essa mudança na maré do design ainda vai demorar um pouco, então você ainda pode aproveitar a simplicidade do flat por mais um tempo. Se quiser algumas dicas e inspiração, site Flat UI Design reúne uma coletânea de interfaces Flat para se inspirar. Assim você vai ver que o flat tem mais oferecer do que a interface Metro e o iOS 7.

Posts Relacionados