Num Brasil onde 134 milhões de pessoas, com 10 anos e mais, têm um telefone móvel e destas, 52 milhões têm acesso à internet pelo celular, onde aproximadamente 20 milhões são smartphones, não dá mais para projetar sites que só ficam legais na tela de um computador 1024×768. Esses números estão aí pra dizer que essa é a hora do design responsivo. Mas o que é isso e por onde começar?

 

Design responsivo

 

 

Design responsivo. O que é?

 

O design responsivo nada mais é do que uma abordagem que busca a melhor interação do usuário com uma interface em diversos dispositivos. Quando você acessa um site pelo tablet ou celular e ele te direciona para um site diferente (geralmente com um “m.” na frente) ou fica dificílimo de acessar porque o site é maior do que a sua tela, você tem um site não responsivo.

 

O Design responsivo usa recursos de CSS 3 e HTML 5 como media queries para adaptar seu site ao dispositivo que você está usando. Um único site que vai ficar bom no seu notebook, na sua TV, no seu tablet, no seu smartphone e você ainda vai poder imprimir o conteúdo com o melhor aproveitamento de papel.

 

Por que ser responsivo?

 

Num tempo onde as pessoas estão cada vez mais em movimento, o acesso à Internet cada vez mais fácil, onde é possível criar aplicativos para smartphones em 5 minutos, ninguém quer perder clientes porque eles não conseguem acessar o seu site ou, quando conseguem, não tem como realizar uma compra ou achar o formulário de contato.

 

Se você avaliou as opções de mídia digital para você e seu negócio e precisa de um site, um endereço online só seu onde as pessoas podem conhecer seus serviços e até mesmo comprar por lá, está na hora de fazer seu site ser acessível de qualquer lugar.

 

Se você quer dar uma olhada em alguns sites responsivos e como eles se comportam, o site espanhol media querie reúne vários deles mostrando exemplos. Se você pretende fazer o seu site responsivo, uma boa maneira de testar é usando ferramentas como o Remote Preview.

 

E aí, vamos começar? Seu site já é responsivo? Conta para gente sua experiência!

Posts Relacionados