Ano passado, contei para vocês como é ter uma vida iLifeStyle, as vantagens e possibilidades de criar um empreendimento digital e viver exclusivamente de Internet. Nesse documentário eu conheci de perto a história de Jonathan Taioba, alguém cujo trabalho eu admirava, mas passei a admirar ainda mais depois que soube pelo que ele passou.

Ele começou sua carreira na web em meados de 2007, mas só dois anos depois resolveu se dedicar totalmente aos negócios onlineAntes de se dar bem trabalhando de casa (ou de onde ele quiser, desde que tenha Internet) Jonathan ganhava R$ 700 por mês e trabalhava 8h por dia. Quando chegava em casa, após um longo e cansativo dia de trabalho,  ele não tinha fôlego para se dedicar a mais nada. Até que um dia, quando menos esperava, ele foi demitido. Com pouco mais de R$ 2.000 no bolso, ele viveu durante três meses e buscou opções para se sustentar.

No processo de encontrar uma fonte de renda, ele acabou tentando ganhar dinheiro com um blog. E logo descobriu que não era simples. Se você tem um blog, provavelmente já passou ou está passando por isso…

Era uma vez um blog…

A história é mais ou menos assim: você começa um pequeno blog, tentando gastar o mínimo possível. Produz conteúdo, divulga para os amigos e começam as primeiras visitas. Você otimiza o SEO do site, atua nas redes sociais e o número de visitantes cresce. Você começa a ficar famoso, tem vários visitantes do Brasil todo entrando em contato com você, dando sugestões, críticas e elogios.

Alguns desses comentários falam do design do site, que deixa um pouco a desejar. Você pensa a respeito, resolve investir um pouco no visual do blog e acaba gastando alguma grana, mesmo sem retorno ainda. As visitas aumentam, você se empolga e continua o trabalho. As visitas continuam aumentando, seu servidor de hospedagem não suporta e vez ou outra o site sai do ar. Daí você resolve mudar de plano de hospedagem e seus custos aumentam.

Enquanto isso, nada de monetizar seu blog

Você coloca anúncios do Google Adsense e não consegue bons resultados. Cria um media kit para vender publicidade, mas quase ninguém aparece – e quem aparece não quer pagar o que está lá. Às vezes, oferecem permutas que, apesar de legais, não ajudam a pagar as contas. Será que a TIM, OI, Claro ou Vivo deixam eu pagar minha conta do 3G com vouchers de restaurante? Você resolve vender produtos ou fazer eventos, mas acaba tendo mais trabalho do que retorno.

O interessante é que todos esses modelos de negócio funcionam, pois há vários blogs ganham dinheiro de uma ou outra forma. Você simplesmente está fazendo algo errado…

Existe um caminho…

Muita gente passa por dificuldades como essas e desiste. Por outro lado, alguns poucos profissionais persistem e, entre uma dica aqui, um conselho ali e vários testes, conseguem finalmente ganhar dinheiro com seu blog. E usando o Google Adsense, que muita gente tenta e não consegue passar de centavos por dia.

Após conseguir sucesso aplicando o conhecimento em vários blogs diferentes, Gustavo Freitas resolveu ajudar outras pessoas a ganhar dinheiro com blogs. Criou um método passo que pode ser aplicado por qualquer pessoa interessada em ter um blog e ganhar dinheiro usando Google Adsense. O método vai desde a escolha do nicho, até o recebimento dos pagamentos, passando pela criação do blog, produção de conteúdo e divulgação.

O método transformou-se em um curso e foi chamado de Google Adsense Experts, que pode te ajudar a ganhar $10, $50 ou até $100 por dia com um blog. Ele se aplica tanto a quem ainda não tem um blog ainda quanto a quem já tem e deseja monetizar com Google Adsense. Eu conheço o trabalho do Gustavo e posso dizer que o material é de primeira.

7 segredos para ganhar dinheiro com Google Adsense

A seguir, apresento 7 segredos pra quem deseja ganhar dinheiro com  Google Adsense.

1. Escolha um bom nicho

Nem todo nicho é fácil de ganhar dinheiro com Google Adsense. Os melhores nichos são aqueles que possuem muitas visitas (quanto mais, melhor), alta concorrência por parte dos anunciantes e altos valores pagos por esses anunciantes.

Como o Google Adsense paga para o blogueiro um percentual dos cliques obtidos, quanto mais visitantes, mais cliques. E quanto mais anunciantes e mais alto o valor do clique, mais dinheiro.

2. Produza conteúdo relevante

Uma vez que escolheu um bom nicho, você precisa produzir conteúdo relevante. Isso é imprescindível para atrair visitantes para o seu site e gerar milhares de cliques.

A relevância do conteúdo é definida pelo público e você pode mesclar diferentes formatos, como texto, imagens, áudio, vídeos e apresentações. A produção pode ser feita por você mesmo, por uma equipe de colunistas ou terceirizada com free lancers, por exemplo.

3. Atraia visitantes para o seu site

Uma vez com conteúdo relevante produzido, é hora de atrair o público. Os visitantes é que irão clicar nos seus anúncios e gerar receita para o seu blog.

As principais formas de atrair visitantes são busca orgânica (proveniente do Google, Bing e Yahoo!), redes sociais (especialmente Facebook, Twitter e LinkedIn) e outros blogs. E você também pode fazer anúncios pagos, algo que o Gustavo ensina com muita propriedade!

4. Escolha os tipos de anúncios

O Google Adsense possui vários tipos de anúncios diferentes, como banners, blocos de links e buscas. Os banners são objetos gráficos, enquantos os blocos de links consistem em textos. Os anúncios do tipo busca permitem integrar a busca do Google ao seu site e receber pagamento por cliques recebidos nos anúncios dessa busca.

Além disso, há diferentes dimensões. Para obter os melhores resultados, é interessante utilizar formatos recomendados, uma vez que eles são os mais utilizados pelos anunciantes.

5. Posicione os anúncios nos melhores lugares

Uma vez definidos os tipos de anúncios, é hora de posicioná-los no site. Eles podem ser posicionados no topo, rodapé ou barra lateral do blog, bem como na parte superior ou inferior dos posts.

Em geral, os anúncios nos posts possuem maiores taxas de cliques do que em outros locais, mas é necessário realizar testes.

6. Reduza as taxas para recebimento

Outra decisão importante com relação ao Google Adsense é como você receberá seu dinheiro. Nesse aspecto, é necessário ter atenção tanto à tributação, quanto aos bancos.

Em geral, é recomendável que você inicie como pessoa física. Na medida em que seu volume de faturamento aumenta, receber como pessoa jurídica é interessante, pois permite reduzir os impostos.

Quanto aos bancos, as opções variam de acordo com as tarifas e suporte. Há instituições financeiras que estão familiarizadas com essa modalidade de recebimento.

7. Otimize suas campanhas

Uma vez com as campanhas em andamento, é importante acompanhar os relatórios do Google Adsense.

Fazendo essa análise, você pode testar tipos e dimensões dos anúncios, bem como sua posição no blog. Cada público possui um comportamento diferente na Internet e fazendo testes você pode identificar o que funciona melhor para o seu blog.

Segredos do Adsense

As dicas acima foram aprendidas na internet e estão no curso Google Adsense Experts, de Gustavo Freitas. Mais surpreendente do que a qualidade do conteúdo é o preço. Pelo conteúdo que ele oferece e os resultados que podem ser alcançados, o curso vale 7 vezes mais do que o preço cobrado.

Inclusive, encontrei pessoalmente com Gustavo Freitas no Afiliados Brasil em São Paulo e quando conversamos sobre o valor bastante acessível de seus cursos, ele me informou que tem como objetivo impactar mais e mais pessoas, e muitas delas não têm muita renda. Então por conta disso, é melhor ter um valor acessível e ajudar mais gente, do que cobrar mais caro e não pode contribuir tanto.

Achei a postura do Gustavo muito legal!

Nessa página, Gustavo Freitas fala mais detalhes sobre o treinamento e você pode se inscrever:

Posts Relacionados