Hoje resolvi falar de algo que vez ou outra pessoas que trabalham com Internet se perguntam: quanto vale um visitante de meu site? É possível mensurar isso financeiramente?

 

A resposta para a segunda pergunta é SIM. É possível estimar o valor financeiro de um visitante de seu site, ou seja, saber quantos centavos vale cada pessoa que vai até ele. Para chegar até esse valor (ou seja, responder a primeira pergunta), é necessário compreender o seu modelo de negócio, ou seja, como você ganha dinheiro através de seu site.

 

 

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Há diversas formas de ganhar dinheiro com um site – ainda farei um belo post ou e-book sobre isso futuramente! 🙂 Alguns são sites de empresas que vendem produtos e serviços próprios, sejam estes off-line ou online. Outros não possuem produtos ou serviços próprios e atuam como afiliados, vendendo produtos e serviços de terceiros. Há também aqueles que ganham dinheiro com venda de publicidade sem vínculo com as vendas, seja com base em impressão ou clique. Eles podem vender os anúncios diretamente aos anunciantes através de um media kit próprio ou atuar com redes de anunciantes, como o Google Adsense.

 

Por falar em Google Adsense, se você possui um blog e deseja aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense, precisa conhecer esse curso.

 

Esses diversos modelos de negócios resumem-se a 03 formatos: 1) baseados em impressão de anúncios; 2) baseados em cliques em anúncios; 3) baseados em vendas (conversões). Cada um deles possui uma forma própria de estimar o valor financeiro de um visitante.

 

Receita baseada na impressão de anúncios

Nesse modelo, a receita de um site é baseada na exibição (também chamada de impressão) de anúncios. Basta que um anúncio seja exibido para que o  proprietário do site ou blog seja remunerado, independentemente do número de cliques ou da ocorrência de uma transação posterior.

 

Esse formato normalmente é chamado de CPM (custo por mil), pois o valor do anúncio é definido para “pacotes” de mil impressões. Por exemplo, em um anúncio com CPM de R$ 30,00, o anunciante paga esse valor para cada mil visualizações de seu anúncio. Normalmente, são contabilizadas visualizações únicas, ou seja, se o mesmo visitante vir um anúncio 3 vezes, apenas 1 impressão é contabilizada.

 

Ainda considerando o exemplo do CPM de R$ 30,00 (valor pago a cada 1.000 impressões do anúncio), o proprietário do site ganha o equivalente a R$ 0,03 para cada visualização (R$ 30,00 dividido por 1.000). Esse é o valor financeiro de cada visualização única de anúncio, mas ainda não é o valor financeiro do visitante por dois motivos.

 

1) É comum uma página ter mais de um banner. Caso haja 04 banners na página do exemplo acima, o site ganhará R$ 0,12 por cada página visualizada (R$ 0,03 por cada um dos 04 banners).

 

2) Normalmente, um visitante visualiza mais de uma página do site (o número de páginas por visita pode ser visto em seu Google Analytics, ferramenta gratuita do Google para mensurar resultados de sites). No exemplo acima, caso cada visitante navegue em média por 02 páginas, o site ganhará R$ 0,24 nesta visita (R$ 0,12 por cada página vista).

 

Esse é o valor financeiro de uma visita a seu site, caso sua receita seja baseada na impressão de anúncios.

 

Vale a pena ressaltar que esse cálculo foi feito considerando um portal ou blog com um grande número de anunciantes, onde não há repetição de anúncios. Como eu falei, vários sistemas de pagamento por CPM computam apenas impressões únicas. Desse modo, caso haja reimpressão do mesmo anúncio para determinado visitante, a impressão repetida não será contabilizada. Assim, serão necessários mais visitantes para chegar ao mesmo resultado. Por exemplo, se na simulação acima cada anúncio aparecer 02 vezes para cada visitante, cada visitante gerará apenas R$ 0,12.

 

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Receita baseada em cliques em anúncios

 

Na venda de publicidade por cliques, o anunciante paga um valor para cada clique que seu anúncio receber. Ou seja, a receita independe do número de impressões dos anúncios ou das vendas geradas por esses cliques. Para estimar quanto vale uma visita nesse modelo, é necessário considerar o custo por clique e a taxa média de cliques nos anúncios (CTR).

 

Vamos supor que você possua alguns banners nas páginas de seu site e 2% de seus visitantes clique em algum deles. Desse modo, você precisará de 50 visitantes para conseguir um clique. Se o custo por clique dos anúncios (CPC) for de R$ 0,50 (ou seja, para cada clique obtido, o anunciante lhe pagar R$ 0,50), cada visitante equivale a R$ 0,01. Se o CPC for de R$ 1,00, cada visitante equivale a R$ 0,02. Esse é o valor de um visitante para esse cenário.

 

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Receita baseada em vendas

O raciocínio para modelos baseados em vendas é o mesmo para produtos físicos, infoprodutos (virtuais) ou serviços, próprios ou de terceiros. Nesse caso, precisamos não apenas levar em consideração a taxa de clique nos anúncios dos produtos, mas também o percentual de pessoas que compram a partir desse clique.

 

Vamos supor o seguinte cenário: você possui um blog que aborda determinado tema em um post ou página. Nessa página há um link ou banner para uma página de vendas, em que o visitante pode adquirir um produto. Nem todos que leem o post ou página clicam no link e nem todos que clicam compram o produto. O mesmo raciocínio é válido se você tem uma empresa física e divulga seus serviços através de um website.

 

Vamos fazer a seguinte simulação: em seu site, 10% das pessoas que leem o referido post clicam no banner/link e, desses, 1% compra. Considerando essas taxas, se 1% das pessoas que chegam à página de vendas compra, você precisa de 100 pessoas para gerar 1 venda. Considerando que 10% dos que leem o post vão à página de vendas, você precisa de 1.000 visitantes para conseguir as 100 pessoas que equivalem a 1 venda.

 

Se o seu lucro pela venda do produto for de R$ 100,00 (seja um produto seu, seja um valor de comissão), cada visitante equivale a R$ 0,10 (R$ 100,00 dividido por 1000 visitantes). Esse é o valor de um visitante para esse cenário.

 

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Para que serve saber quanto vale um visitante de meu site?

Saber o valor financeiro de um visitante de seu site serve para várias coisas, especialmente para analisar a viabilidade financeira de suas fontes de tráfego.

 

Vale a pena fazer anúncios no Google Adwords ou Facebook Ads para atrair visitantes a seu site? Caso você ganhe dinheiro com Google Adsense, tenha feito as simulações acima, e estimado que 01 visitante seu vale R$ 0,04, por exemplo, descobrirá que financeiramente não vale a pena fazer anúncios no Google Adwords ou Facebook Ads caso o clique seja superior a esse valor.

 

Eu devo investir em uma consultoria em SEO (otimização de sites para buscadores) que estão me oferecendo? Fazer o cálculo do valor de seu visitante atrelado a uma estimativa do número de visitas provenientes de um melhor posicionamento no Google lhe ajudará a decidir o quanto vale a pena investir em SEO.

 

Meus investimentos em mídias sociais estão valendo a pena? Novamente, você pode analisar quanto está gastando com sua equipe de social media e quanto isso está gerando de retorno financeiro direto. Aqui faço uma ressalva: as mídias sociais apresentam benefícios que não abordei financeiramente neste post. Um grande número de seguidores no Facebook serve como prova social (qual empresa parece ser melhor, a que possui mil fãs ou 5 mil fãs?). Além disso, o adequado monitoramento permite evitar prejuízos causados por crises e obter insights para melhorar o seu negócio

 

Além dessa análise da viabilidade de fonte de tráfego, é possível avaliar se o seu modelo de negócio é o mais adequado ou se não haveria alternativas mais lucrativas para seu site. Vale a pena ressaltar que um site pode se basear em múltiplas fontes de receita.

 

Aqui no Digaí, começamos a monetizar há poucos meses e estimo que nosso visitante valha R$ 0,19.

 

Em que modelo seu site se baseia? Você já parou pra pensar quanto vale o seu visitante? Deixe agora seu comentário!

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