Um erro constante de muitas empresas é achar que o trabalho acaba quando, após alguns demorados meses de desenvolvimento o site é finalmente publicado. Ao meu ver, é aí que o verdadeiro trabalho começa.
Existia um certo romantismo de que era só publicar um site na internet e esperar que os acessos viriam naturalmente e os milhões era só uma questão de tempo. Acredito que esse pensamento está acabando e que os novos empreendedores estão mais maduros e já sabem que é preciso mais do que apenas publicar um site.
Já sabem que o número de sites com bom conteúdo é cada vez maior e que consequentemente a competição pelo posicionamento nos sites de busca, como o Google, fica também cada vez maior. E com a competição mais acirrada, cada detalhe conta pontos na briga por melhores posicionamentos e seguir uma boa estratégia de link building, ao meu ver, vai fazer a diferença.

 

Mas afinal, o que é Link Building?

 

Entre as coisas mais importantes a serem feitas após a publicação de um site está a construção de uma boa reputação perante aos mecanismos de busca. O nome que se dá para isso, é Link Building. Em português fica meio estranho, mas na essência, ”link building” é a construção de ligações que outros sites fazem em direção ao seu.

 

A comparação que vou fazer a seguir é um exemplo que facilmente explica a importância de se construir reputação através de links externos que direcionem para o seu site.

 

Se a internet fosse uma cidade pequena e os sites os seus moradores, lojas, fábricas e clubes. Os links seriam as recomendações sobre a reputação de cada cidadão. Vamos supor que você seja um dos moradores dessa cidade chamada internet e fosse muito bom no seu trabalho, tratasse bem seus vizinhos e pagasse suas contas em dia.

 

É muito provável que você obtivesse excelentes recomendações de boa parte dos demais cidadãos, ao contrário daquele cara que só promete e não entrega, chega atrasado nos compromissos e ainda foi pego dirigindo sob efeitos de álcool. Também é mais do que certo que sua recomendação valeria muito mais do que vinte recomendações desse outro personagem.

 

Para o Google, quando um outro site manda um link para o seu, é como se fosse uma recomendação. E quanto mais reputação tem esse site, melhor para você. Portanto, logo que um site é publicado, é preciso iniciar um constante trabalho na construção de um boa reputação e de colheita de recomendações de sites que também tenham boa reputação, pois você não vai querer que aquele outro cara fique falando para todo mundo que frequenta a sua casa.

 

Link Building nas Redes sociais

 

Antes de se dedicar a técnicas mais avançadas para conseguir links externos, a melhor coisa a se fazer é arrumar a sua própria casa e fazer todo o trabalho que é possível sem precisar de ajuda de fora. E aqui está a informação mais importante desse artigo: é possível ganhar muitos bons links apenas cadastrando corretamente o seu perfil nas redes sociais. Mesmo se você fizer isso apenas nas redes mais conhecidas no Brasil, como o Facebook, LinkedIn, Google +, Twitter, Instagram e Pinterest, certamente já estará a frente de boa parte da sua concorrência

 

Como fazer Link Building nas redes sociais

 

Cada um dos sites citados acima tem no seu cadastro um campo para que você inclua as suas informações biográficas, no popular é aquele campo onde você inclui as informações básicas sobre você. Use esse campo para incluir um link para o seu site. Alguns já tem campos especiais para a inclusão de links. Parece simples não? Quase bobo, mas é bem eficaz. Acredite!

 

Vou citar aqui 3 formas simples de você conseguir links de boa reputação para o seu site:

 

1. Escreva uma pequena descrição diferente sobre você ou sua empresa no campo de biografia de cada uma das redes sociais que utiliza, como já dito logo acima;
2. Crie links cruzados do seu site para o seu perfil em cada rede social. Se o seu site for desenvolvido em WordPress, fica mais fácil. Basta usar um plugin de “share buttons“;
3. A cada vez que você fizer alguma publicação em alguma dessas redes sociais, lembre-se de incluir um link para o seu site.

 

 

Além desses sites que eu citei acima, existem vários outros que ao longo do tempo você pode se cadastrar. Não precisa fazer tudo de uma só vez. Faça um planejamento e cadastre-se em um ou dois a cada semana.

 

Uma boa ferramenta para saber se você está se esquecendo de alguma rede social importante, ou até pesquisar a concorrência, é acessar o Namechk.com.

 

Basta escrever o nome do seu site e mostrará a disponibilidade do nome do seu perfil em 157 redes sociais diferentes. Se você se cadastrar em três a cada semana, já teremos uma estratégia de link building para praticamente um ano.

 

Use o namechk e traçe uma estratégia de linkbuilding para quase um ano.

Está gostando das dicas de link building para diferenciar seu SEO? Agora que você já sabe o que é Link Building e como usar essas estratégias nas redes sociais, já podemos tratar do tema de forma mais aprofundanda nos próximos posts. Fique ligado!

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