Fala-se muito que uma pessoa deixa uma marca boa no planeta se ela cumprir três missões: ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro, mas você há de convir que seja mais difícil ainda educar um filho, regar uma árvore e ter leitores para seu livro. Ainda mais quando esses leitores estão cada dia mais virtuais, conectados e bem informados. A verdade é que esses são fatores chave para te ajudar a conquistar os seus leitores. Se souber aproveitá-los, claro. O segredo está em escrever um ótimo livro, seja ele digital ou físico, com conteúdo útil para seu público-alvo e publicá-lo nos locais corretos.

 

 

 

E como vou escrever um ótimo livro?

 

Para escrever um ótimo livro é preciso unir paixão e conhecimento. Se você gosta muito de algo, costuma renovar seu conhecimento através de leitura ou de cursos e, além disso, aplica os conhecimentos que têm, você já pode se considerar um especialista nessa área. E porque não compartilhar este conhecimento com outras pessoas? O seu público não precisa ser todos os leitores de ebook do Brasil – estimados em 9,5 milhões em 2011, segundo a Pesquisa Retratos da Leitura do Brasil – mas um público-alvo específico que esteja precisando de um conteúdo útil, para entreter ou mesmo resolver um problema.

 

Tudo começa com uma boa motivação para escrever um ótimo livro. As motivações podem ser compartilhar histórias, experiências ou conhecimento relevante para resolver o problema de alguém. Dessa forma, um bom livro é aquele que cumpre o seu propósito para um determinado público-alvo, compartilhando informação útil ou divertida e ajudando a formação das pessoas. Podemos usar como exemplo o primeiro livro digital do Digaí “16 erros que impedem seu site de estar na primeira página do Google”. Que além de ter um robô super simpático como modelo, ensina os profissionais de marketing digital a evitar falhas de SEO, melhorar seu ranking nos buscadores e, assim, aumentar suas visitas e conquistar seus clientes. São informações muito úteis para esses profissionais, não é? Agora pare e pense um pouco: que conhecimento você tem que possa compartilhar para melhorar a vida das pessoas? Essa deve ser a motivação principal de qualquer escritor de sucesso.

 

 

E como escrever um ebook vai fazer com que você ganhe dinheiro

 

O ebook é um livro feito em uma mídia digital para ser lido em smartphones, computadores, tablets e e-readers. Esse mercado tem crescido a cada ano no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, mercado pioneiro na área, a cada 100 livros impressos adquiridos, são vendidos 115 digitais. No Brasil houve um crescimento de 350% de 2011 para 2012 segundo a Câmara Brasileira de Livro, além dos 9,5 milhões de leitores em 2011, número que certamente já cresceu. E por que as pessoas têm buscando mais esse tipo de leitura? Porque os leitores estão mais virtuais, conectados, bem informados e buscam informação útil, rápida, segmentada e com mobilidade.

 

E você, para aproveitar bem essas novas tendências, precisa saber as vantagens que os ebooks têm para os escritores:

 

–        O baixo custo para produzir, em média 30% mais baratos que os livros impressos;

–        A maior interatividade que ele proporciona, como por exemplo a inserção de imagens, vídeos e áudio;

–        Facilidade de leitura, pois o seu leitor pode destacar partes do texto, fazer anotações e pesquisar palavras chave com mais facilidade;

–        A disponibilidade quase imediata do livro digital nos mais diversos dispositivos de leitura;

–        Inexistência de taxas de envio e outras problemáticas logísticas;

–        A possibilidade de auto-publicação.

 

E é especificamente esta última característica que vai te fazer ganhar dinheiro com a venda do seu livro digital. Hoje existem editoras especializadas em vendas de ebooks, tais como a Amazon KindleGoogle Play, Ibookstore e Kobo, onde você pode publicar seu livro digital e ter boas margens de lucro. Em média, a porcentagem das vendas para o autor varia de 35% a 70% do valor do livro, enquanto que nas editoras tradicionais, a margem é de 10% (Fonte: Sistema BestSeller). Outra vantagem é a facilidade de distribuição online e o alcance global que seu livro pode ter. Quer outra vantagem? Nos caso dos ebooks, o autor tem total liberdade para revisar seu livro a todo tempo, acrescentando informações mais atualizadas ou corrigindo erros. Sensacional, não é? Isso quer dizer que você agora pode ser escritor e ainda ganhar dinheiro com isso!

 

Gostou da ideia de ser escritor? Agora só falta ter um filho e plantar uma árvore. 😉

 

 

Posts Relacionados