Eu já falei em um outro post que para ter um e-commerce hoje em dia, é preciso ter a noção de que a pessoa terá um negócio em suas mãos e não apenas um site de vendas. Amadorismo já não tem espaço no e-commerce brasileiro.

 

Se você pretende começar a ser um empreendedor digital – sendo dono de um site de comércio eletrônico – ou se já tem um e-commerce, é necessária uma postura empreendedora, com uma gestão capacitada, no caso, uma capacitação para e-commerce.

 

capacitação_ecommerce_digai_

 

 

Postura empreendedora e gestão, capacitação para e-commerce?

 

Quer dizer que você nunca saberá de tudo ao longo de sua vida como empreendedor e precisará constantemente se atualizar. E para facilitar, salientei alguns tópicos fundamentais nos quais você poderá se guiar para se tornar um empreendedor continuamente capacitado para gerir seu e-commerce.

 

Para se capacitar no e-commerce, o empreendedor deve:

 

  • Frequentar eventos relacionados a comércio eletrônico e os outros eventos relacionados ao seu segmento de mercado.

 

Há eventos sobre comércio eletrônico que passam todos os anos por várias capitais do Brasil. E não são poucos. Procure se informar e estar presente em todos, na medida do possível.

 

Estes eventos são ótimas oportunidades para obter idéias a serem aplicadas no seu negócio. Também são ótimos para conhecer outros profissionais da área, fazer networking, trocar informações, experiências e etc. Posso citar dois que passam por várias capitais do Brasil, como o Digitalks e o da Locaweb. Ambos pagos, mas há outros gratuitos como o ECOM.

 

Cada qual com seu nível de maturidade. Os gratuitos englobam temas mais simples e geralmente voltados para iniciantes do comércio eletrônico. Os pagos apresentam conteúdo e palestrantes mais avançados.

 

 

  • Fazer cursos relacionados a tudo o que envolve uma operação de comércio eletrônico.

 

Por exemplo, que tal fazer um curso de logística e dominar todos os processos que envolve a produção, recebimento, estocagem, embalagem e envio, além de se preparar para uma eventual devolução de produtos?

 

Que tal fazer um curso sobre planejamento financeiro e saber alocar os recursos financeiros de seu negócio, para não desperdiçar dinheiro, e investir no que é mais importante para ter resultados melhores e maiores?

 

Ou melhor, que tal fazer um curso de marketing digital para saber como divulgar, seus produtos e marca, como criar diferenciação e agregar valor à seus produtos e marca, como lançar seu e-commerce e, principalmente, como lançar novos produtos e obter resultados surpreendentes em poucos dias – os quais levariam um ano para alcançá-los?

 

Este último parece incrível, não é? Mas e se eu te disser que é possível? Muitos empreendedores já alcançaram resultados fantásticos utilizando técnicas de uma estratégia relativamente nova no Brasil – e posso te garantir que dá mesmo resultado.

 

Bastou para estes empreendedores acreditarem e implementarem a estratégia deste curso de marketing digital. Este é um curso que recomendo e que irá ampliar totalmente a mente do empreendedor de e-commerce.

 

Quanto mais temos conhecimento sobre estratégias úteis  ao nosso negócio, mais possibilidades temos de gerar lucro.

 

 

Praticar e praticar…

 

A capacitação também é fruto de sua experiência. Quanto mais você pratica, melhor você fica. Não fique querendo moldar uma forma perfeita de fazer as coisas. Há um estudo famoso – não me lembro o nome – que concluiu que quanto mais as pessoas fazem, melhores ficam. Melhor do que as que ficam gastando muito tempo e energia tentando fazer a coisa perfeita. Não se esqueça de que melhor do que perfeito é feito.

 

Pratique, não tenha medo e aprenda com seus erros. Esta é talvez a capacitação que mais lhe traga confiança e prosperidade.

 

Desejo muito sucesso a você, empreendedor de e-commerce.

 

Posts Relacionados