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19
setembro

Repercussão do caso: Coca-Cola x Rato

por Luiz Ricardo Redes Sociais
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O caso é antigo, mas a repercussão é atual. Estamos na era das redes sociais e tudo que acontece contra alguma marca famosa gera possíveis crises. Pois bem, a bola da vez é a toda poderosa Coca-Cola.

 

No ano 2000 o Sr. Wilson Batista Rezende afirma ter ingerido o refrigerante que estaria contaminado com pedaços de um rato. A TV Record fez uma reportagem sobre o caso cerca de dez dias atrás ressuscitando toda uma discussão sobre o uso do xarope. Não há diferença da notícia dada naquela época pra nossa, o relojoeiro continua na mesma situação (na verdade até pior), porém há um detalhe que muda tudo hoje: As redes sociais.

 

 

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Essa “pandemia social” transformou-se em nosso porta-voz. Antes comentávamos apenas com os mais próximos, hoje falamos pra todos e todos replicam. Somos mais ativos, nos expressamos mais, criamos repercussão. Esse tipo de liberdade é importante e os consumidores estão diferentes, mais questionadores e menos confiantes nas marcas.

 

Pois bem, o caso do rato encontrado na Coca-cola obviamente caiu nas redes e gerou uma série de discussões. A repercussão foi tanta que a indestrutível Coca-cola teve que se pronunciar a respeito do assunto – e claro desconhece todo ocorrido. Leia o comunicado oficial:

 

 

“Todos os nossos produtos são seguros e os ingredientes utilizados são aprovados pelos órgãos regulatórios, em um histórico de 127 anos de compromisso e respeito com os consumidores.

Os nossos processos de fabricação e rígidos protocolos de controle de qualidade e higiene tornam impossível que um roedor entre em uma garrafa em nossas instalações fabris.

Lamentamos o estado de saúde do consumidor, mas reiteramos que o fato alegado não tem fundamento e é totalmente equivocada a associação entre o consumo do produto e o seu estado de saúde.”

 

 

 

A Coca-Cola Brasil tem em sua página oficial no Facebook mais de 72 milhões de fãs e com certeza essa notícia daria um crise para imagem da mesma. É tanto que o Comunicado Oficial já vai em mais de 12mil curtidas e cerca de 11mil compartilhamentos, porém com praticamente 9mil comentários de um engajamento negativo. Alguns defendem a marca, mas a maioria condena não só a empresa, como também o comunicado e atitude. E é claro que há uma equipe qualificada de Social Media por trás para gerenciar esses tipos de estopins.

 

 

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Só que, se caiu nas redes… Ah, meu amigo(a) com certeza terá alguém fazendo algum tipo de piadinha. E a criatividade vai longe, muito mesmo, e quando menos esperamos vira meme. Pois, não perderam tempo e já começaram a surgir várias montagens superdivertidas, dá só uma olhada:

 

 

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(Particularmente a melhor até agora. O atacante do Santa Cruz, “Flávio Caça-Rato”, como novo contratado da Coca-Cola)

 

E você, viu mais alguma diferente por aí?

 



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PERFIL DO AUTOR

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Luiz Ricardo

Graduado em Administração de Empresas e especializado em Mídias Digitais, aprendiz de designer, pseudo publicitário, impaciente com áreas burocráticas e tentando ingressar no ramo criativo. Amante de animes, viciado em séries e games, incherido em cosplayer. Tem como maior sonho criar o A³ [Abrigo para Animais Abandonados]. Sou inimigo ferrenho do clichê e desconfiado dos pombos.


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