O Facebook anunciou hoje mudanças no algoritmo do seu Feed de notícias. Esta mudança foi feita com o intuito de aumentar a interação com as postagens dos seus contatos na rede social.

 

De acordo com estudos da plataforma, um usuário médio do Facebook recebe em média 1.500 atualizações dos seus contatos (amigos, pessoas que segue, páginas que curte) diariamente  – sim, 1.500 atualizações médias diárias – é muita coisa!  Mas deste montante, este mesmo usuário médio vê cerca de 300 atualizações.

 

E o que muda com este novo algoritmo? As atualizações que você não viu em determinado horário podem aparecer novamente. Digamos que um amigo que você interage bastante no Facebook postou algo às 5 da manhã. Este mesmo post pode reaparecer na sua timeline às 9, por exemplo.

 

 

Facebook lança novidade no feed de notícias
Facebook lança novidade no feed de notícias

 

 

 

O Facebook afirma que, com os poucos testes realizados com alguns usuários, já houve um aumento de 5% no número de likes e comentários nas atualizações de amigos – e de 8% na interação com atualizações de páginas na rede social. Eles também afirmam que, com a nova atualização, os usuários que viam em média 57% das atualizações do seu feed de notícias, passarão a ver algo em torno de 70%.

 

Mas como o Facebook escolhe estas postagens para reaparecerem? Isto depende de alguns fatores, entre eles:

 

  • o quanto o usuário interage com o amigo ou página
  • número de likes e comentários que este post recebeu – de usuários em geral e de seus amigos,  particularmente
  • o quanto você interage com este tipo de postagem – fotos, vídeo, texto, etc.
  • o fato de você ou outro usuário do Facebook ter ocultado o post do feed de notícias ou reportado como abusivo.

 

 

O quanto estas mudanças nos ajudarão na prática? É aguardar para ver…

 

Posts Relacionados