9 dicas de como começar bem a vender pela internet

 

Muitas pessoas tiveram a ideia de vender pela internet seguindo a onda em que muita gente está ganhando dinheiro vendendo todo tipo de coisa online. Geralmente já tem um produto e quer já começar a criar sua loja virtual.

 

Outras pessoas já pensaram na possibilidade de largar o emprego para deixar de depender da paciência para aturar os chefes e ainda por saber que, por mais que trabalhe, quem está ganhando dinheiro na verdade é o seu patrão. Mas não para mudar de emprego, mas para se tornar um empreendedor.

9 dicas de como começar bem a vender pela internet

 

Há pouco tempo atrás, com o surgimento do comércio eletrônico, todo o seu potencial e principalmente pelos benefícios que ele trás – como um investimento mais baixo do que num empreendimento tradicional, os aspirantes a empreendedores viram no comércio eletrônico uma maneira de satisfazer esse seu desejo.

 

Nessa situação, a primeira idéia é abrir um site para vender alguns produtos. E logo se depara com uma série de questões que nunca havia passado pela cabeça até ver que não está conseguindo vender nada ou que não está sendo suficiente para a sua sobrevivência.

 

Para evitar que isto aconteça, elaborei 9 dicas de como começar bem a vender pela internet:

 

 

Dica #1 

Entenda que por trás de tudo você tem um negócio

 

A primeira dica é interiorizar a idéia de que o que você terá é um negócio e não simplesmente um site que expõe seus produtos para a venda. O comércio eletrônico atual no Brasil já não dá espaços para atitudes amadoras. Portanto, antes de tudo, seja profissional. Tome atitudes empreendedoras e dedique-se.

 

 

Dica #2

Elabore um plano de negócios

 

Você já sabe que vai ter, por trás de tudo, um negócio, e para reduzir as chances de fracassos e testar a viabilidade da sua ideia, é fundamental a elaboração de um bom plano de negócios. Vai ser através dele que você vai criar a identidade de seu negócio e marca, vai poder analisar o mercado envolvendo os seus clientes, fornecedores e concorrentes, vai poder elaborar sua estratégia e tática de marketing, dispor de forma organizada seu cronograma de ações e realizar seu planejamento financeiro.

 

 

Dica #3

Escolha um nicho e principalmente um que você conhece

 

Concorrer com grande empresas do país é quase que dar um tiro no pé. Então o melhor é escolher um segmento específico para atuar e melhor ainda, que você tenha conhecimentos sobre aqueles tipos de produtos que você deseja vender. Se você tiver paixão por aquilo, você vai se sentir mais motivado e vai entender melhor seus consumidores.  E isso é muito importante.  Mas nunca ache que você sabe tudo sobre o seu consumidor só porque você também é consumidor de seus produtos. Faça pesquisas regularmente, principalmente quando for criar o conceito de sua loja virtual e quando pretender lançar novos produtos.

 

 

Dica #4

Se capacite, se informe e faça networking

 

Tendo a noção de que você tem um negócio, é preciso agir como um empreendedor. Faça cursos, se informe bastante sobre o tema, vá a encontros e eventos relacionados e converse com as pessoas que já estão atuando.

 

 

Dica #5

Cause um impacto positivo no visitante

 

Depois que seu negócio virtual está planejado, você será capaz de identificar a plataforma de comércio eletrônico  que melhor atende às suas necessidades. Um exemplo de plataforma desse tipo é a Nuvemshop. Depois é trabalhar para que sua loja virtual transmita segurança a seu visitante para que ele se torne um cliente.

 

 

Dica #6

Capriche na usabilidade de sua loja

 

Monte as páginas de uma forma que elas apresentem de forma clara e objetiva os seus produtos, apresentando imagens de qualidade e suas respectivas descrições. Torne ela amigável para que os seus clientes possam achar de forma fácil os seus produtos.  Uma maneira de fazer isso é criando categorias.

 

 

Dica #7

Facilite o atendimento

 

Disponibilize chats, e-mails e telefone nas páginas para tirar qualquer dúvida de seus clientes. Isto pode ser um fator de diferenciação de sua loja, que se traduzirá em vendas e em um melhor relacionamento com seus clientes, o que dará mais confiança a eles.

 

 

Dica #8

Seja verdadeiro

 

Nunca prometa algo que não possa cumprir. O prazo de entrega precisa ser real e não caia no erro de prometer um prazo pequeno para atrair o cliente. O ideal é que prometa um prazo até maior para evitar reclamações e ainda o efeito surpresa do cliente receber antes do esperado deixará ele mais contente. O mesmo vale para as promessas de frete grátis e descontos. Se prometeu, cumpra.

 

 

Dica #9

Mantenha sempre um bom relacionamento com o cliente

 

O consumidor geralmente não compra na primeira visita e a taxa de conversão para novos visitantes gira em torno de 3%. A recompra é responsável pela grande maioria do volume das vendas de vários lojistas virtuais. A taxa de conversão média, através de uma comunicação por e-mail, ultrapassa os 14% em certos casos. Então, dê bastante valor às pessoas que já compraram na sua loja e estreite o relacionamento com elas.

 

 

O E-mail Marketing Efetivo é um projeto do Digaí que lhe ajudará a dominar essa poderosa ferramenta de Marketing Digital. Assista agora ao vídeo GRÁTIS onde o Felipe Pereira apresenta 07 mandamentos para gerar mais vendas online!

 

Aqui abaixo, você confere também um vídeo explicando os 8 motivos para você utilizar o e-mail marketing no seu negócio. Vale a pena conferir!

Estas foram algumas dicas para que você comece bem a vender pela internet quando estiver pensando em abrir sua loja virtual. Tenha sempre em mente estas informações e volte aqui sempre que achar necessário. Novos posts como este serão publicados regulamente, então não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter. Deixe também sua opinião ou apresente suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

Posts Relacionados