Há algumas semanas eu estava navegando pelo Google Plus quando dei de cara com uma foto do Recife tirada da ISS, a Estação Espacial Internacional, com uma legenda super caprichada. O autor era o astronauta canadense Chris Hadfield. Eu adoro os trabalhos realizados na ISS e já seguia outros astronautas no Twitter. Mas o comandante Hadfield se destacava pela simpatia e bom humor. Eu não tive escolha senão acompanhar todos os passos dele. E o mundo todo também!

 

Rapidamente seus posts nas redes sociais passaram a ter mais e mais acessos. Ele mostrou curiosidades sobre a vida no espaço (dá para comer um sanduiche na ISS? Como um astronauta faz a barba), cantou com um coro de crianças e mostrou como a Terra é linda vista de cima nas dezenas de fotos postadas. Toda essa interação culminou com o sucesso do vídeo que ele fez cantando Space Oddity de David Bowie, que atingiu mais de sete milhões de visualizações. Chamado de “astronauta pop” pela imprensa, Hadfield e sua equipe retornaram à Terra nesta segunda, 13. A reentrada, foi, claro, super comentada nas redes sociais e o trabalho do comandante recebeu elogios entusiasmados em todo o mundo. Inclusive meus 🙂

 

Mas como o comandante Hadfield se tornou o cara mais legal da internet no momento? Eu listei alguns motivos:

 

Além de ser astronauta (vamos combinar que não é para qualquer um) e falar sobre ciências e curiosidades, ele combina tudo isso com muita interação e didática. O cara é carismático, simpático e feliz. Outro fator importante é que, mesmo sendo orgulho do Canadá por se tornar o primeiro do seu país a comandar a ISS, ele sempre posta falando de “nós” os seres humanos. Ele não se refere a nacionalidades, mas a humanidade como um todo. Frequentemente, ele fala sobre a própria Terra como um povoado só, sem fronteiras.

 

Segundo, ele contou com uma estrutura fantástica em solo. A Agência Espacial Canadense realizou vários vídeos com o astronauta no espaço, muitos deles, respondendo perguntas enviadas pelo público via Twitter. A Agência também manteve um link diário com ele durante a missão para receber informações.  Claro que não dá para postar atualizações no Twitter, YouTube e Google Plus direto da ISS. As fantásticas fotos e os textos divertidos que ele mandava eram então editados e postados pelo “assessor pessoal” do astronauta, seu filho Evan Hadfield. No final da missão, o comandante tinha quase 300 mil seguidores no Google Plus, 930 mil, no Twitter e 87 mil subscribers no YouTube.

 

Em terceiro lugar, Hadfield não é nenhum novato na internet. Antes de sua missão começar, ele alimentava seu canal no YouTube com vídeos em que falava sobre curiosidades sobre o espaço e mostrava as etapas de seu treinamento.  Ele sempre gostou de compartilhar suas aventuras com o mundo.

 

Por último, mas não menos importante, um fator que tornou Chris Hadfield ainda mais legal é que ele canta e toca violão 🙂 Sua versão para Space Oddity viralizou na internet, mas ele já havia postado outros vídeos musicais, mostrando apresentações ao vivo (na Terra), ensaios e composições originais.

 

É como disse um usuário no YouTube: o comandante Hadfield zerou a internet.

 

Posts Relacionados