Desde 2010, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece aos empresários uma ferramenta on-line gratuita que auxilia no planejamento de Marketing. Com o Click Marketing, é possível analisar o negócio de qualquer lugar e a qualquer momento através do site www.clickmarketing.sebrae.com.br. Para quem tem CNPJ, essa é uma ótima pedida. Vale muito a pena experimentar. É rápido e prático.

 

 

sebrae

 

 

O cadastro não dura mais de dez minutos e o planejamento completo, se você já estiver com as principais informações em mente ou rascunhadas, menos de uma hora.

 

 

Durante todo o processo, o Click Marketing dá dicas e exemplos de como preencher os campos. O Sebrae ainda disponibiliza tutores para tirar dúvidas dos micro e pequenos empresários e avaliar o planejamento após sua conclusão.

 

A construção do plano de Marketing tem início com a descrição da motivação (indicação do objetivo principal) e segue com a análise interna (pontos fortes e fracos do negócio) e do ambiente (oportunidades e ameaça). Mais adiante, busca-se refletir a maneira de se atender às necessidades e desejo dos clientes, além de serem traçados os objetivos estratégicos e o perfil dos consumidores.

 

Na sequência, aponta-se o diferencial da empresa, as estratégias de atuação no mercado (Mix de Marketing) e o plano de ação e monitoramento. Você já conhecia essa ferramenta? Se ainda não usou, experimente e depois nos conte o resultado.

Posts Relacionados